Musicoterapia: Quando a tranquilidade vem em versos musicais

2 Comentários

Nada marca tanto a vida das pessoas do que alguns versos musicais. Muitas lembranças estão guardadas em algumas letras especiais e quando ouvimos elas serem cantadas em algum lugar, viajamos no tempo, relaxamos e revivemos muitas coisas importantes.

Aquela tarde, aquele clima, a companhia e a música que marcou tudo isso

Há ainda aqueles versos que nos acalmam, relaxam e nos fazer dormir sem perceber. Muitas pessoas escolhem músicas calmas para boas noites de sono e acordam pela manhã com a sensação de descanso pleno.

E é pensando nessa paz que vamos falar sobre musicoterapia para cães.

A musicoterapia é reconhecidamente um excelente tratamento para pessoas que sofrem de transtornos psicológicos, e, há pouco tempo, passou a ser utilizada para acalmar os cães e gatos que, por algum motivo, passam por dificuldades emocionais.

Boas amizades são marcadas por versos especiais

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade do Canadá mostrou que cães e gatos que passaram por sessões de musicoterapia tornaram-se mais dóceis e alegres.

A musicoterapia é eficiente ainda para tratamento de animais com sintomas depressivos. O tratamento consiste em sessões de 50 minutos com música instrumental. As músicas devem ser calmas, sem batidas fortes ou intensas, já que a ideia é justamente acalmar a agitação das fofuras.

Essa alegria no rosto dele não nega que você acertou na trilha sonora

As notas musicais em ritmo mais calmo, estimulam a liberação da serotonina, um hormônio responsável pelo prazer, equilibrando o organismo dos animais e melhorando assim, a qualidade de vida deles.

Segundo ainda um estudo da Colorado State University, cães gostam mais de música clássica. Em geral, nas sessões de musicoterapia, os veterinários escolhem sinfonias de Mozart para tratar doenças ligadas ao fígado e Bach para outras doenças associadas ao estômago.

                                           

Efeito relaxante da musicoterapia e resultados expressivos após as sessões 

Sinfonias clássicas e calmas, com batidas suaves, são ótimas para os mascotes, enquanto ritmos mais agitados como o Rock ou músicas com uma batida mais agitadas poderão ter efeito contrário, ou seja, estimular a hiperatividade dos pequenos peludos.

Música de Ninar

Você já viu um filhote dormindo ao alguém embalar o sono dele? No vídeo abaixo, um homem senta ao lado de uma ninhada de cães e começa a cantarolar uma música de ninar. O efeito é visto poucos minutos depois. É claro, que, a doçura e a calma da voz contribuem bastante com o efeito sonolento que a vibração da música traz.

Nana, neném… 

Se você não conhece ainda a musicoterapia, tente colocar algumas músicas calmas, ou mesmo, tente cantarolar para o seu cãozinho. Você irá se surpreender com os resultados.

A música vai ser sempre o nosso ponto de recordação de ótimas histórias. Lembrar sempre do seu mascote ao ouvir uma música, em qualquer lugar que seja, vai adicionar mais memórias boas a você e a ele.

Afinal, tratamento mais natural do que a música é impossível. E de natural, a gente entende.

,

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>