Conheça as partes sensíveis do corpo do seu cachorro

Deixe um comentário

Cães são a maior certeza de amor que temos. Quando decidimos acolher um ao nosso lado, temos a certeza de sermos naturalmente felizes. Muitas vezes por ver o mascote sempre pronto para o que vier, temos a falsa impressão que os pequenos peludos têm resistência para enfrentar muitas situações, afinal, sua musculatura e pelos o protegem de muitos perigos.

Mas não é bem assim. Na convivência do dia a dia, não conseguimos enxergar certas delicadezas que envolvem o corpo de nossos pequenos.

Do olhar a todas as articulações: Tem muita delicadeza em meio a essa bolinha de pelos

Como exemplo, vamos citar as variações da temperatura externa e as causas delas no nosso corpo. Para quem tem articulações sensíveis, a dor é sempre notada nos joelhos, ossos, costas e etc., quando ocorrem mudanças de temperatura para um ambiente mais frio. Se para uma pessoa que se agasalha e tem a proteção das roupas é assim, para um cãozinho que passa a vida com o corpo mais próximo do chão é pior. Por isto, caso não tenha um aquecedor caseiro, tenha sempre a lembrança de fechar e vedar todas as frestas da sua casa e principalmente do local onde o cãozinho está. Mantenha seu pequeno longe do frio.

Não sei o que você está esperando que ainda não veio ficar comigo

Por falar em variações do tempo, também nos lembramos dos dias de calor. Passear com seu peludo nos dias de sol é uma delícia. Encontrar a vizinhança na rua, bater um papo, deixar o pequeno socializar com os colegas que encontra é sempre muito bom. No entanto, quantas vezes, embaixo do sol escaldante você testou a sola do seu pé descalço no asfalto para ver se o calor estava machucando ela? As bolhas do calor nos pés sempre machucam muito os cães. Mais uma vez reafirmamos o que dissemos no início do texto: Os cães têm menos resistência do que imaginamos. Agir com cuidado para evitar esses machucados é o seu dever.

Nessas patas, só o macio do amor.

Outros cuidados com o corpo dos cães são:
- Orelhas: Jamais deixe que caia água nos ouvidos do seu cãozinho. As orelhas são um dos órgãos mais importantes e sensíveis para o animal. Para fazer a limpeza, utilize chumaços de algodão e limpe apenas o que estiver visível, evitando um contato mais profundo com os ouvidos. Lembre-se: O peludo depende da audição para te ouvir chegar e pular de amores.

Tem que manter essa orelhinha afiada pra ouvir você chegando!

- Pelos: Os pelos, sejam longos ou curtos, devem ser sempre escovados e limpos. É através da falta de higiene com os pelos que os cãezinhos podem pegar pulgas e carrapatos, dando abertura para outras infecções de pele. Use produtos indicados pelo seu veterinário de confiança para fazer a higienização no animal;

- Bigodes: Sim, bigodes são importantes. É pelo comprimento dos bigodes que os cães dimensionam por onde o corpo deles pode passar. Explicamos: A dimensão dos bigodes geralmente condiz com a largura do corpo do cão. Jamais apare os bigodes do pequeno.

- Nariz: O nariz do cachorro é molhado e não é à toa. O nariz úmido é importante para o cãozinho controlar a temperatura do corpo. A umidade é o que demonstra se o cachorro está com uma saúde térmica saudável. Se o pequeno estiver com o nariz seco, fique alerta: Pode ser sinal de febre!

Nariz seco? Opa! Hora de consultar o termômetro!

- Dentes: Já dissemos aqui, que manter a saúde bucal do peludo é mais importante do que você imagina. Evitar o mau hálito e a perda de dentes é essencial para que o cãozinho esteja sempre pronto para ingerir alimentos saudáveis;

Estes são alguns dos cuidados especiais que devemos ter com os cãezinhos. Ter cuidados com eles e retribuir o muito do amor que eles nos dão é dar a eles a chance de alongar a vida, que infelizmente é curta.

Retribuir o amor com alguns cuidados é nosso dever

Agora, com todos os cuidados tomados, é hora de fazer o que ele mais gosta: Deixar tudo de lado pra dar aquele carinho gostoso atrás da orelha dele e ser naturalmente feliz!

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>