Será que os cães sonham?

Deixe um comentário

Dormir é uma das formas mais confortantes de acumular energia, é prazeroso. Ao dormir, descansamos o nosso corpo e nosso metabolismo, e com isso, o sistema nervoso funciona melhor. Ou seja, ficamos mais saudáveis e mais felizes, afinal, quem nunca acorda feliz por ter tido um sonho bom?

Hora do soninho. Será que vêm sonhos por aí?

Como nós, os cães também dormem para recuperar sua energia e equilibrar o metabolismo. Com uma média diária de 9 horas de sono, os cães passam por um sono dividido em duas fases: o superficial e o de movimento rápido dos olhos, mais conhecido como REM.

Barriga pra cima? É só um cochilo tranquilo

Quando você vê seu cãozinho dormindo preguiçoso com a barriga para cima ou mesmo enrolado como o formato de uma concha de caracol, por mais que não pareça, ele está na fase leve de sono. Qualquer movimento ou ruído ao redor, acorda o mascote.

Já quando você percebe o seu cachorro fazendo movimentos curtos durante o sono, como mexer as patas, as orelhas, abanar a cauda ou até mesmo fazer ruídos, ele está no sono mais profundo conhecido como REM.

Se o cãozinho tem esses movimentos durante o sono e parece estar respondendo a alguns estímulos, então podemos chegar à conclusão que: Sim, cães sonham.

Mas chegamos a essa conclusão assim, sozinhos, sem nenhuma pesquisa?

Não, achamos quem também tivesse essa curiosidade e transformou isso em pesquisa científica.

Dois pesquisadores da Universidade de Massachusetts passaram quatro anos pesquisando áreas cerebrais de ratos enquanto os roedores dormiam. Foi desta forma que eles verificaram que os ratos também chegavam ao estágio do REM (onde os sonhos se manifestam) e tinham espasmos musculares associados a atividades cerebrais similares as que acontecem quando os humanos sonham.

Que preguicinha boa!

Logo, o orientador da pesquisa, o biólogo Matthew Wilson, chegou à conclusão que, se os ratos, inferiores à inteligência dos cães, conseguem chegar ao nível dos sonhos, não há como não entender que os cães também sonham.

Para o veterinário especialista em comportamento animal, Mauro Lantzman, não há grandes novidades na pesquisa, afinal, quem tem animal, sabe: É comum ver as reações curiosas dos peludos durante uma sessão de sono.

No entanto, é bom ficar atento quanto a movimentos incomuns dos animais. Atividades excessivas durante o sono, como latir ou apresentar angustia, pode significar problemas de saúde, como a epilepsia.

Outro cuidado é com cães de focinhos mais achatados, como o Boxer e Buldogue. Este formato de nariz interfere na forma de respirar do animal e isto pode leva-lo a ter crises de apneia.

Se o seu cão tem o focinho mais curto, é preciso sempre ter uma atenção especial

Agora, quando você notar seu cãozinho abanando o rabo ou com a orelhinha em pé durante o sono, já sabe que ele poderá estar sonhando com você! Então espere ele acordar, chame ele e dê um super cafuné! Afinal, melhor do que saber que ele sonha, é ser parte dos sonhos dele!

Agora é só acordar, ganhar um cafuné e fazer você 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>