Aprenda a decifrar os gestos do seu cachorro

Deixe um comentário

Provavelmente você já ouviu isso: “Meu cachorro só falta falar!” O seu gato ou cachorro também é assim? Existem alguns vídeos no Youtube que mostram cachorros supostamente falando “I Love You” e outros que parecem conversar com seus donos.

Sabemos que eles não podem falar, mas usam todos os artifícios possíveis para mostrar o que estão sentindo. Uma orelha levantada, o rabo abanando, um olhar atento, existem muitos gestos e eles estão cheios de significados. Mas você realmente entende o que eles querem dizer? Vamos dar algumas dicas para você começar a entender o recado do seu cachorro. Muitas vezes ele pode estar com fome e você, sem entender, pensa que ele quer brincar. Pelo menos uma coisa você já sabe, a comida que ele pede é sempre Naturalis.

 

 

Segredos da linguagem canina

O seu cachorro pode demonstrar o que está sentindo a partir de gestos, expressões e sons. Selecionamos os principais para que você possa identificar e se divertir ainda mais com o seu amiguinho.

Alerta

Quando o seu cãozinho está em alerta as orelhas ficam pra cima e se movimentam para captar os sons ao redor. Os olhos vão ficar bem abertos e observando tudo. Geralmente ele mantém a boca fechada, mas pode deixar um pouco aberta mostrando os dentes. Cuidado porque a cauda fica pra cima e, às vezes, em movimento. Ou seja, nem sempre cauda em movimento quer dizer que ele está disposto a brincar. Na maioria das vezes, ele não vai emitir nenhum som, mas pode ganir ou latir como forma de alarme.

Agressividade

Preste atenção se as orelhas estão para trás, os olhos semicerrados ou com olhar fixo em outro cachorro ou pessoa. A boca estará aberta mostrando os dentes e ele vai rosnar ou latir em tom de ameaça. É normal nesses momentos o seu cachorro querer parecer maior, por isso, ele vai se colocar em posição dominante e com o pelo enrijecido. A cauda pode ficar para cima ou em linha contínua ao corpo. Nunca para baixo.

Dominante

Não importa o tamanho do seu cachorro, em algum momento, ele vai querer tomar uma posição de dominação. Lembre-se que todos têm o lobo como ancestral em comum e, quando andavam em bando, sempre havia um líder que protegia os outros. Se você tiver cães de diferentes tamanhos em casa não se espante se o líder dominante for, justamente, o menor entre eles. Para reconhecer um cão em posição dominante verifique se as orelhas estão bem eretas e, às vezes, apontando para frente. Ele vai manter a cabeça bem alta quando estiver perto de outros cães e tentará colocá-la sobre a cabeça dos outros. Também vai tentar colocar as patas sobre as costas dos outros. Os olhos estarão sempre abertos, mas a boca estará fechada ou um pouco aberta mostrando os dentes. Ele vai eriçar os pelos, colocando o corpo e a cauda o mais alto possível, podendo abaná-la rigidamente. Você certamente vai ouvir algum rosnado mais agressivo ou grunhido.

Pronto para ir à caça

Não precisa estar na floresta para que o seu cachorro tenha vontade caçar. Ele pode querer caçar um brinquedo, aquele seu sapato preferido, uma comida ou o gato da vizinha. Portanto, é bom ficar atento aos sinais. Um cão preparado para caça vai colocar as orelhas em movimento, apontando para frente. Os olhos estarão em alerta e bem abertos. Ele vai ficar ofegante e com o corpo tenso. Às vezes, pode se agachar assumindo uma posição predatória com a cauda ao longo do corpo ou curvar as pernas ficando pronto para correr. Nada de rosnados, latidos, nem grunhidos. O cachorro vai ficar caladinho para não assustar a presa.

Ansioso

Os cães também sofrem com a ansiedade e você pode ajudar o seu amiguinho. Quando está ansioso, o cachorro coloca as orelhas para trás e fecha ligeiramente os olhos. A boca pode ficar fechada ou simulando um sorriso. Com a cauda reta e abaixada, o corpo fica tenso, abaixado e submisso. A forma de falar que está ansioso é soltar alguns ganidos ou latir como se estivesse gemendo.

Curioso
Sabe quando você chega com um pacote de ração Naturalis e o seu cachorro percebe que tem alguma coisa diferente nas sacolas? Então, ele provavelmente deve ficar com as orelhas em movimento, os olhos e boca bem abertos, cauda pra cima e o corpo pode estar parado ou se sacudindo. E, claro, latindo entusiasmado.

Feliz

Nem precisa dizer que depois de comer uma porção de ração, o seu cachorro vai ficar super feliz. Dá para reconhecer esse estado de ânimo quando ele relaxa as orelhas e deixa os olhos bem abertos e brilhantes. Tudo fica relaxado, o corpo, a boca, menos a cauda que balança de um lado para outro. Quando começa a saltar é um convite direto para brincar. Perceba que ele vai girar em torno de si mesmo e correr para frente e para trás, latindo e soltando grunhidos felizes.

Submisso

Sabe quando ele mostra que ama você com aquele olhar conquistador que amolece qualquer coração? O seu cachorro segue uma sequência de gestos para conseguir esse efeito. Primeiro ele abaixa as orelhas, deixando-as bem juntas à cabeça. O segundo passo é deixar os olhinhos entreabertos, passando até uma ideia de timidez. O terceiro passo é o mais difícil, sorrir. Para fazer isso ele deixa os lábios bem perto dos dentes. Também podem pular essa parte e já ir lambendo o seu rosto. Quarto passo é mexer as patas dianteiras e levantar a parte de trás do corpo. O último passo é deixar a cauda abaixada e não emitir nenhum som, no máximo um grunhido.

Essas são apenas algumas formas que os cães possuem para se comunicar conosco. Para aprender mais e manter um relacionamento ainda mais forte com o seu amigo de 4 patas, aproveite os momentos que passarem juntos para prestar atenção em cada som e movimento. Isso vai ajudá-lo a animar o seu cachorro quando ele estiver triste ou com medo. Quem sabe, ele só está precisando de um carinho para ficar mais feliz.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>