Como ensinar seu cachorro a fazer xixi e cocô no local certo

2 Comentários

Quando temos a oportunidade de dividir nossas vidas com um pet, nada mais importa além da alegria que eles trazem pra dentro de casa! Mesmo quando eles fazem bagunça, roubam nosso sapato ou resolvem fazer do tapete da sala o seu banheiro preferido, o amor que sentimos por eles é maior do que aqueles 5 segundos de u humor que sentimos quando isso acontece.

Mas é claro que algumas dessas situações podem ser evitadas, para isso basta treinar o seu mascote e não esquecer do mais importante: o amor. Afinal, não há nada que eles possam aprontar que a gente não possa arrumar ou consertar depois, não é mesmo?

Um assunto que gera bastante dúvida entre nós, pais de anjinhos de quatro patas, é como ensiná-los a fazer o xixi e cocô em um lugar específico. Não é uma tarefa difícil, mas exige muita paciência e amor. E não importa se o seu cão é um filhote ou já um senhorzinho, qualquer idade é a idade ideal para que seu peludo aprenda algo novo.

Para te ajudar, preparamos algumas dicas de como ensinar ao seu cão:
 

  1. A escolha do local – Muitas pessoas escolhem a lavanderia da casa, o quintal, um cantinho no corredor entre a sala e a cozinha. Escolhido o local onde irá ficar o banheiro do seu pet, começa a etapa mais difícil: ele se acostumar. Cerca de 15 dias já é mais do que suficiente para que ele identifique o lugar como seu “território”, para isso, você vai precisar deixá-lo ficar apenas circulando no local escolhido. Ou seja, se você escolheu a lavanderia, durante essa quinzena, o cão só vai poder ficar perambulando por lá, os demais locais da casa, estão proibidos. Só assim ele vai conseguir identificar e entender que o local significa para ele. Mas lembre-se, na hora de escolher o local: é lá que o fofo vai brincar, comer e fazer suas necessidades durante boa parte do tempo, então, nada de escolher um local pequeno.

 

  1. Preparando o local – Para que ele faça xixi e cocô, jornais antigos ou tapetes higiênicos feitos especialmente para os pets são a melhor escolha. Todo mundo sabe como esses lindões adoram fazer barulho e por isso, talvez você precise borrifar um pouquinho de água no chão para que o jornal ou tapete higiênico não solte. Feito isso, seu cão vai se sentir mais confortável na hora de fazer xixi ou cocô e você vai evitar que a sujeira se espalhe. E não se esqueça de fazer a troca do jornal ou tapete a cada final de dia, afinal, eles merecem ter um banheiro limpinho para usar!

 

  1. Parabenize – a parte mais deliciosa é recompensar o pet quando ele fizer xixi ou cocô no lugar certo, isso vai te encher de orgulho e o mimo vai servir de incentivo pra que ele continue fazendo da forma ideal. Faça muito chamego, mostre que ele fez a coisa certa ou ainda, dê um pequeno petisco. Mas cuidado, o petisco só vale de vez em quando ou você o deixará mal acostumado!

 

  1. O voto de confiança -  Passado os quinze dias, chegou a hora de deixá-lo perambular pelo resto da casa. Pode ser que nos primeiros dias, ele faça xixi nos locais errados, quando isso acontecer, mostre a ele que não é o certo por meio de sinais negativos, como balançar a cabeça ou dizer “não”, apontando para o local errado. Quando perceber que o fofo já está procurando o jornal pra fazer as necessidades, é só alegria, faça festinha, ele aprendeu!

,

2 Comentários

  • Janaina disse:

    Oi tenho um lhasa ele tem 3 meses, ele ja foi ate p adestradora, tem o tepetinho higienico dele fica no cercadinho ai ele faz certo mais quando solto ele, ele gaz xixi em qualquer lugar, ja tem tempo q ele fica no cercado e nao aprendeu se soltar, o cocô ele procura p fazer no tapete. Mais o xixi nao tem jeito, o q eu faço?

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Janaina, a questão do xixi está ligada ao instinto dele. Os cachorros usam a urina para marcar território, e acredite, eles fazem isso com a maior alegria do mundo!
      Mas não precisar se desesperar, tá? Como ele ainda é filhote, existe uma chance grande chance de você mudar isso.
      Sugerimos que você siga as dicas desse post com muita insistência, paciência e carinho. E se caso ele continuar com esse comportamento, você deve encaminhar ele ao adestrador novamente.
      Lembrando que ele ainda é um filhote e por isso, esse comportamento é normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>