Acelere a recuperação muscular

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A fadiga muscular, a perda de força e a dificuldade de completar treinos ou provas são alguns dos sinais de alerta que indicam que sua recuperação muscular não está boa.  Normalmente, eles podem ser evitados ao oferecer nutrientes ao organismo que aceleram o processo de recuperação muscular. Para isso, um dos momentos importantes e adequados é o pós-treino.

O principal objetivo da alimentação pós-treino é fazer a ressíntese do glicogênio utilizado e reparar as microlesões musculares que ocorrem durante o treino. A maioria das pessoas acredita que, após o treino, deve-se ingerir apenas proteína e fogem dos carboidratos por acharem que engordarão. Se você também tiver esse pensamento, vamos mudá-lo agora.

Após ter realizado a atividade física, os estoques de glicogênio (formado por várias moléculas de glicose) ficam baixos. Caso você não se alimente adequadamente até uma hora após o término do exercício, ocorre o catabolismo – ou seja, o seu corpo “quebra” o músculo para ter energia – e a recuperação vai ficar prejudicada. Ao ingerir suplementos ou alimentos você evita o catabolismo, acelera o processo de recuperação e ajuda no anabolismo (formação de músculos).

Depois de exercícios, nosso organismo está no seu estado máximo de absorção de nutrientes e armazenamento de energia. Quanto mais próximo ao término da atividade e com as escolhas certas para seu pós-treino, melhor será sua recuperação e o próximo treino. Às vezes, não é nada prático termos alimentos como pós-treino, ainda mais tentando ter a quantidade e a proporção corretas de carboidrato e de proteína que devem ser ingeridos.

Além dos alimentos, há as bebidas de recuperação (recovery drinks) que são ótimas opções para repor de maneira eficaz os nutrientes e líquidos perdidos. Para algumas pessoas e objetivos, elas chegam a ser até mais eficientes no pós-treino do que os próprios alimentos.

Com uma alimentação adequada após o seu treino, você se recuperará mais rapidamente, renderá mais no próximo treino e deverá ver seus resultados evoluírem. Por isso, a sua alimentação deve ser sempre pensada para antes, durante e depois de suas atividades físicas.

Nutricionista: Dra. Mariana Omati Duarte
Formada em Nutrição pela PUC – Campinas,  pós-graduada em Nutrição Clínica
Funcional, especialista em Personal Diet pela NTR Cursos e Membro do Slow
Food. Atua na área de nutrição clínica, com atendimento em consultório há 8 anos.
Participação em cursos e congressos, em temas como: nutrição e estética
(rugas, celulite, acnes, cabelos e unhas), síndrome metabólica (obesidade,
hipertensão, diabetes, aumento do colesterol e triglicerídeos), nutrição
esportiva, alergias alimentares, gastronomia funcional e nutrição ayurveda.

E uma última dica: para ter ainda mais saúde e alegria no seu dia a dia, que tal fazer uma caminhada com seu cão ou até mesmo com seu gato? Assim vocês praticam exercícios juntos e estreitam ainda mais o laço de amor que construíram.

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