Anatomia do cachorro: curiosidades

Existem algumas curiosidades sobre a anatomia do cachorro que são bem interessantes e devem ser conhecidas por todo tutor. Quem nunca se perguntou se os cachorros possuem a mesma visão que nós, ou se eles reconhecem o cheiro das coisas, como quando chegamos em casa com um pacote de Naturalis.

Nós sabemos que você adora seu companheiro e também não pode ver fatos curiosos que já quer ler. Este é um artigo feito para você!

Visão do cachorro: anatomia dos olhos

Cães enxergam o mundo de uma forma bem diferente de nós. Eles conseguem perceber coisas que nós não notamos, mas o contrário também acontece. Todo mundo já deve ter ouvido que cães só enxergam em preto e branco. Mas não é bem assim, os cães não conseguem enxergar todas as cores, mas também não enxergam apenas em preto e branco.

Eles não conseguem distinguir a diferença entre o vermelho e o verde. A visão do cachorro se resume em uma escala de cores de amarelos e azuis. Nossos amigos sabem distinguir com facilidade o azul e o verde, por isso, caso tenha gramado em casa, compre brinquedos azuis e não vermelhos.

Na escuridão total, ele não vai enxergar nada mesmo. Mas em um ambiente com pouca luminosidade, eles enxergam muito melhor que nós — ponto para os cães! Porém, nessas condições, eles não conseguem diferenciar as cores, então podemos considerar que no escuro a visão deles é em preto e branco.

A amplitude da visão dos cães é maior que a nossa, isso faz com que eles consigam ver o que há atrás deles. Os olhos caninos conseguem ampliar a área de visão, o que ajuda muito na hora de caçar uma presa.

Nossos companheiros não enxergam muito bem em profundidade, além disso, só conseguem ver com foco o que está no centro da imagem, todo o resto fica borrado. Curioso é que, mesmo assim, eles notam um objeto se movendo em um raio de 600 metros.

Então a visão deles é melhor que a nossa? Não, cães são míopes por natureza, só conseguem ver com detalhes em até 6 metros de distância, enquanto nós enxergamos bem em um raio de 22 metros.

Olfato do cachorro: anatomia do focinho

O olfato é o sentido mais importante dos cães. Cada pessoa possui um cheiro único e é dessa forma que o cão distingue uma pessoa da outra. Para eles, nós somos o que cheiramos.

Você pode achar que consegue enganar seu cachorro quando esconde o pacote de Naturalis, mas jamais vai enganar o olfato dele. Eles são capazes de sentir cheiros que nem fazemos ideia que existiam, como cheiro do medo e ansiedade..

Agora vem algo curioso e engraçado ao mesmo tempo: por que seu cachorro cheira o bumbum de outro cão? A forma mais fácil de responder essa pergunta é dizer que eles trocam informações. Infelizmente, ainda não conseguimos descobrir quais informações são essas, mas cientistas acreditam que possam ser dados sobre a personalidade do animal.

Paladar do cachorro

Já olhou para seu cachorro enquanto ele comia e pensou: “nossa, essa ração deve estar uma delícia, porque ele limpou o potinho”. Pois bem, realmente a comida devia estar maravilhosa, mas antes de ter certeza disso, é melhor conhecer um pouco mais sobre o paladar dos cães.

Para começar, já devemos deixar claro que o paladar do cachorro é menos aguçado que o nosso, a sensibilidade gustativa de um animal vai depender do número e tipo de papilas gustativas que ele tem.

Quer ter uma noção da diferença de paladar entre nós e os cães? Nós, ao longo do tempo, adquirimos uma incrível sensibilidade, são cerca de 9 mil papilas gustativas, em contrapartida, nossos companheiros contam com apenas 1.700 papilas.

Mesmo com toda essa diferença, os cachorros conseguem identificar alimentos doces, salgados, azedos e amargos.

Cães preferem o gosto de carne e a resposta para isso vem com a evolução do animal ao longo dos tempos. Eles são e sempre foram carnívoros, mas não exclusivamente só comem carne. É comum a adição de vegetais na alimentação do cachorro, não só por uma questão nutricional e sim porque agrada ao paladar dele.

Ração com formulação 100% natural para cães

Estamos falando sobre o paladar dos cães e chegamos até aqui, o momento de contar qual a melhor ração para seu cachorro. Naturalis tem uma linha completa de rações saudáveis, indicadas para todas as raças.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.