Cachorro bebendo pouca água? Saiba como resolver

Está preocupado com a hidratação do seu cachorro? Cachorro bebendo pouca água pode ser um problema e tanto, já que o organismo precisa de líquido para funcionar adequadamente. Por isso, é fundamental ter atenção à quantidade de água ingerida pelo animal diariamente – e se notar que não é o suficiente, esteja pronto para tomar providências.

Para manter as células bem hidratadas e o organismo mais saudável é fundamental que seu cão beba uma quantidade de água compatível com o seu peso. O ideal é de 20 mL a 90 mL por quilo todos os dias.

Dicas para estimular o cachorro a beber água

Se o cachorro continuar bebendo pouca água, ele pode desenvolver problemas renais. Então vamos às dicas para estimular o consumo e cuidar bem do seu companheiro:

Água fresca é mais gostosa – assim como nós, os cães preferem uma água fresquinha. Por isso, tenha o hábito de trocar frequentemente a tigela de água mesmo se estiver cheia.

Gelo na água do cachorro – colocar gelo na água garante que a ela fique mais geladinha, e o animal vai adorar brincar com as pedrinhas. Essa é uma dica e tanto para aqueles dias mais quentes ou após um passeio.

Tenha vários bebedouros de água para cachorro – espalhe vários bebedouros de cachorro pela casa, assim fica mais acessível e você dribla aquela preguicinha do seu amigo. Procure deixar em locais estratégicos por onde o animal sempre passa.

Leve água no passeio com o cachorro – a atividade física estimula a hidratação, por isso sempre leve água durante os passeios e, chegando em casa, troque a que está no bebedouro para o cão beber bastante líquido.

Mantenha limpo o bebedouro para cachorro – não adianta trocar a água do bebedouro para cachorro se ele não estiver limpo. Tenha o cuidado de lavar todos os dias.

Cachorro bebendo pouca água ainda?

Mesmo depois de todas essas orientações seu cachorro continua bebendo pouca água? Então é hora de fazer uma visita ao veterinário, pois a má hidratação pode ser reflexo de algum problema de saúde.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.