Cachorro chorando muito à noite. 6 dicas infalíveis para ajudá-lo

Ninguém gosta de ver seu cachorro chorando muito à noite, não é verdade? E quando isso acontece durante a noite é ainda pior, pois pouco podemos fazer para entretê-lo. Então podemos presumir que o choro de cachorro é uma forma de comunicação. E entender o que eles querem dizer é fundamental para solucionarmos o problema.

Se você já está com seu companheiro há um tempo, provavelmente já conhece traços de sua personalidade e temperamento que poderão ajudá-lo a descobrir as causas.

Se o seu caso for com filhote de cachorro chorando muito à noite, as causas são mais naturais devido à separação de sua mãe. E mesmo tendo respeitado o tempo de desmame indicado, que gira entre 2 e 3 meses, o cãozinho irá sentir a falta da mãe por perto assim como de seus irmãos.

Os primeiros dias do cachorro em casa envolvem não somente esse cuidado mas também vários outros que influenciarão no seu bem-estar. Seu período de adaptação é de cerca de uma semana.

E o que fazer com o cachorro chorando à noite?

Local

1. Com os cães filhotes – é importante preparar um lugar confortável, longe do calor e do frio excessivos, de preferência perto de você para que ele se sinta acolhido nesses primeiros dias de casa nova.

2. Local de dormir adequado – às vezes, nossos cãezinhos podem estranhar o local onde está a sua caminha ou até mesmo a própria cama. É importante verificar se ela não está molhada ou se não está muito frio/quente no lugar. O ambiente de descanso deve ser o mais calmo possível, pois nossos pets também podem ficar irritados com interferências externas que atrapalhem o seu sono.

Alimentação

3. Alimentação do cachorro muito tarde – em alguns cães, o processo digestivo é lento pela característica de seu próprio organismo. Nesses casos, não é aconselhável a ingestão de muito alimento tarde da noite e próximo à hora de dormir. Isso evitará dores abdominais, que possivelmente é uma das causas do choro do cachorro à noite.

Em rações como a Naturalis, que prezam pelo bem-estar de seu cãozinho, você encontra uma linha com bastante opção e variedade de sabores. E para ajudar a estabelecer a quantidade correta, que é um fator muito importante, a Naturalis disponibiliza uma calculadora no site. Assim você pode calcular a porção ideal de acordo com o peso e o grau de atividade física de seu amigo.

Exercícios

4. Falta de exercício durante o dia – os animais domésticos precisam gastar energia durante o dia para que à noite sintam necessidade de descansar. Quando isso não acontece eles ficam muito agitados, e forçar um descanso quando sua adrenalina está alta fará com que eles se incomodem e chorem para chamar atenção. Portanto reserve alguns minutos ou horas de seu dia com ele para brincadeiras — se puder ser algo ao ar livre é ainda melhor.

Solidão

5. Cheirinho de mamãe – a capacidade olfativa dos cães é algo impressionante.Tanto para os filhotes quanto para os adultos, o cheirinho da mamãe e/ou tutora são facilmente reconhecidos. Se em alguma situação você teve que se separar do seu companheiro ou simplesmente teve que trocar seu local habitual de descanso na casa, uma ótima dica é deixar uma camisa, toalha ou qualquer roupa sua junto dele na caminha. Desta forma, conseguirá identificar seu cheiro e isso ajudará na distância. O choro muitas vezes é provocado pela sensação de abandono.

Comportamento

6. Cachorro manhoso – assim como os bebês, os cãezinhos são espertos e ficam superatentos ao nosso comportamento em relação a eles. Geralmente, percebem que é muito mais fácil chorar para conseguir as coisas, e se cedermos sempre estaremos criando um problema para ambos. Desenvolver esse tipo de comportamento no cachorro não é nada legal, pois isso te deixará vulnerável e à noite é quando esses momentos se intensificam mais, pois já não estamos tão disponíveis. O correto é não atender sempre que ele estiver chorando. E isso, é claro, depois de passar por todas as outras análises que já apontamos anteriormente.

Com todas essas dicas, agora ficou fácil proporcionar uma vida com mais qualidade e bem-estar para seu grande amigo.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.