Cachorro com falta de ar: o que pode ser?

Deixe um comentário

Durante o inverno é comum que as doenças respiratórias apareçam com mais frequência, já que o clima frio e o ar seco contribuem diretamente com o surgimento de alergias e infecções. Por isso, se notar o cachorro com falta de ar é importante que se atente aos demais sintomas — caso existam — e procure a orientação de um veterinário.

Falta de ar em cachorro e seus sintomas

dificuldade para respirar pode ser um sintoma de alguma doença ou hábito inadequado. Complicações no pulmão são apenas uma das possibilidades, uma vez que contusões no tórax, doenças cardíacas e até mesmo tumores também são possíveis. Veja alguns dos possíveis causadores da falta de ar em cachorro:

Falta de atividade física

A falta de atividade física é prejudicial para a respiração do seu companheiro, visto que ele tende a acumular peso e, dependendo da condição do animal, pode ter dificuldade para respirar. Vale lembrar que exercícios físicos de muita intensidade também não são favoráveis, por isso toda atividade física deve ser moderada para entregar os benefícios certos ao seu amigo.

Predisposição genética

Problemas respiratórios mais sérios costumam apresentar sinais, como espirros e chiados no peito. Algumas raças de cachorro como Shih Tzu e Pug possuem maior predisposição genética de ter problemas relacionados à falta de ar. Graças ao formato achatado do focinho, eles precisam de atenção para evitar complicações.

Doenças causadas por vírus

Problemas no pulmão geralmente são causados por algum tipo vírus instalado no corpo do cachorro. Dentre os sintomas, estão: cachorro ofegante, aparecimento de corrimentos nasais, perda de apetite, tosse seca e falta de ar.

Alguns cães costumam se engasgar quando puxam o ar do pulmão; caso eles forcem demais esse movimento, existe a chance de vômito. Além desses sinais, desidratação e febre também são bastante preocupantes.

Sempre que identificar algum sintoma que altere o comportamento do cachorro, busque a orientação de um médico veterinário.

Evite oferecer remédios por conta própria, já que o uso de medicações erradas podem agravar o quadro do seu pet, deixando o cachorro com falta de ar.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>