Cachorro com fraqueza nas patas traseiras

Seu cão corre prá lá, corre pra cá, brinca sem parar, até parece que ele nunca se cansa, né? Mas aí chega um momento em que você observa que ele está mais quieto, já não corre tanto, fica muito deitado. Se, ao chamá-lo, você percebe que o cachorro está com fraqueza nas patas traseiras, então esse conteúdo irá ajudar você. Observe seu animal. Se ele fez muito esforço no passeio é normal a mudança de comportamento. Nessa situação, pode ser apenas um cansaço, afinal eles não são de ferro. Mas caso ele não demonstre melhora e o quadro de fraqueza nas patas traseiras persista, é importante buscar a ajuda de um veterinário. Apenas um profissional poderá fazer o diagnóstico correto. Mas para ajudar você a entender melhor quais as possíveis causas desse problema, vamos responder as perguntas mais comuns dos tutores quando se deparam com esse sintoma.

O que causa fraqueza nas patas traseiras dos cães

Quando os cães apresentam fraqueza nas patas traseiras ou paralisia dos membros traseiros, as razões podem ser:

  • Problemas em articulações ou ossos, que dificultam a movimentação. Desse modo, seu companheiro perde a força nas pernas ficando a maior parte do tempo deitado.
  • Problema no sistema nervoso do cão: o cérebro não manda sinais para os membros e isso faz com que seu amigo não consiga mais de movimentar. As causas para esse problema são diversas, mas é comum que se resulte da evolução de um quadro de esclerose, que afeta as células responsáveis por fazer o controle dos movimentos do corpo.
  • Traumas medulares: podem causar a perda de movimento das pernas. Esse trauma pode acontecer como consequência de uma queda ou uma batida brusca.

Cachorro com botulismo apresenta fraqueza nas patas traseiras

botulismo é uma das causas mais comuns para o sintoma de cachorro com fraqueza nas patas traseiras. Pois trata-se de uma intoxicação alimentar causada pela toxina Clostridrium botulinum, que provoca uma lesão no sistema nervoso. Cão com botulismo não é algo comum. O diagnóstico desse problema costuma ser complicado, muitas vezes pela dificuldade que os tutores têm de relatar o que aconteceu com o animal. Por isso é sempre importante acompanhar de perto seu animal de estimação.

Veja como a intoxicação alimentar pode ocorrer

O cachorro pode apresentar sintomas de botulismo após ingerir:

  • Carne crua.
  • Osso contaminado.
  • Carcaça de animais mortos.
  • Água em contato com o lixo.
  • Restos de lixo.
  • Terra contaminada.

Sintomas do botulismo em cães

Quando o cão entra em contato com a bactéria, o estômago e o intestino absorvem a toxina, que acaba sendo distribuída pela corrente sanguínea, chegando a atingir parte do sistema nervoso. Dessa forma, a bactéria impede a transmissão de impulsos nervosos para o músculo. O cachorro com botulismo apresenta sintomas como patas moles, sem movimento algum. A paralisia começa nas patas dianteiras, mas logo avança para as patas traseiras. Há casos em que a toxina avança até o sistema respiratório e cardíaco do animal. Por isso, logo que notar o primeiro sintoma, procure um veterinário.

Como diagnosticar o botulismo

O diagnóstico deve ser feito por um profissional. O veterinário irá realizar então um exame completo, com testes neurológicos, exames de sangue, urina e um raio-x completo. Como já foi dito, diagnosticar o botulismo não é fácil, o problema é facilmente confundido com outras enfermidades: raiva, doença do carrapato, dentre outras doenças que afetam  parte motora do animal.

Como prevenir o botulismo canino

Passeie com seu amigo, mas evite lugares com acúmulo de lixo, poças de aágua ou onde se encontram animais em processo de decomposição. O tratamento começa a ser feito por meio de terapia respiratória e cuidados clínicos. Em casos mais graves, o animal precisa ser internado até receber o diagnóstico. Em seguida, vem a fisioterapia veterinária, que é aliada na recuperação do cachorro com botulismo. A atividade combate a atrofia com fortalecimento muscular, melhorando a flexibilidade e a qualidade de vida. O uso da esteira aquática é comum no tratamento do botulismo canino. Pois o animal precisa recuperar massa muscular, primeiro passo para restabelecer os condicionamentos físico e psicológico.

Para mais dicas e cuidados, veja outros assuntos em nosso blog

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.