Cachorro com respiração ofegante: o que pode ser?

Se o seu cachorro estiver com respiração ofegante ou outros sintomas incomuns, você deve levá-lo ao veterinário. Pois ele é o único profissional que possui qualificação e meios para uma avaliação correta da saúde do cachorro.

Observe a respiração do cão

respiração cansada do cachorro pode ser sinal de dor. Mas também de falta de oxigênio nos pulmões. Então, para saber se seu pet está com alguma dor, apalpe com leveza o corpo dele. Fique de olho para perceber se existe algum incômodo.

A alteração nos batimentos mostra talvez um problema cardíaco. O coração não bombeia sangue suficiente para o corpo. Assim, o pulmão leva menos oxigênio para os órgãos e o cachorro começa a respirar de forma rápida, involuntária.

Bronquite, asma e pneumonia também são problemas que alteram a respiração. Além disso as doenças respiratórias chegam com:

  • espirros
  • tosse
  • corrimento nasal
  • chiado ao respirar
  • febre
  • perda de apetite

Outra causa é o colapso de traqueia. Mas o problema é mais comum em cães adultos de pequeno porte. A traqueia então fica mais apertada e cria uma dificuldade na circulação do ar.

Alguns cães tem alteração respiratória por exemplo em casos de ansiedade e medo. Além disso, esse comportamento também pode incluir tremores, andar de um lado para outro e latidos excessivos.

O que não com o cachorro ofegante

Se o cachorro estiver com respiração ofegante, deve-se evitar as situações, como por exemplo:

  • Não deixe que seu amigo faça esforço, como correr e pular.
  • Evite que ele fique agitado.
  • Não crie situações que podem deixá-lo estressado.
  • Não tente medicar o cachorro, isso pode piorar o quadro. Procure um veterinário.
  • Faça passeios com moderação, porém somente sob indicação do veterinário. Então caso ele libere, evite horários com temperaturas mais altas.

Saúde canina: alimentação saudável

Busque sempre a melhor ração para seu amigo, pois uma alimentação adequada auxilia em todo o desenvolvimento do animal.

Naturalis possui uma linha completa de rações com formulação 100% natural, livres de corantes e conservantes artificiais.

A ração Naturalis Premium Especial possui opções para cães de pequeno, médio e grande porte. Confira qual a melhor ração para seu companheiro.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.