Cachorro filhote latindo muito

Cachorro filhote latindo muito pode ser um recado ao tutor: “Quero sua atenção!” ou “Estou bravo!”. Seja para manifestar o que for, o filhote vai fazer isso, mais cedo ou mais tarde.

Na grande maioria dos casos, o filhote já começa a latir nas primeiras semanas de vida. O detalhe é que nem sempre conseguimos entender a mensagem, por isso toda a ajuda é bem-vinda.

Tem filhote em casa? Pretende ter algum? Então este artigo é especialmente indicado para você. Separamos bastante conteúdo relevante e dicas que vão ajudar, e muito, na qualidade de vida do filhote e também na sua.

Por que acontece?

Já se perguntou: “Por que meu cachorro late muito? O que ele quer?”? Você não é a única pessoa com essa dúvida. Cães latem para “dizer” algo, é como a nossa fala, usamos ela para nos comunicar.

Mas como não falamos a língua dos cães, ficamos sem entender os motivos do latido. Por isso listamos os principais motivos pelos quais um cão pode latir. Com certeza você vai reconhecer todos eles.

  • Território – Cães são muito atentos e latem quando há presença de intrusos na casa ou quintal. O mesmo latido pode ser um recado: “Saia daqui, não é seu lugar!”
  • Medo – Cachorro filhote latindo pode significar que ele está desconfortável, com medo do ambiente (quase sempre desconhecido).
  • Carência – Deixar o animal sozinho em casa ou em um quarto pode fazer com que ele lata muito, afinal, ter sua companhia é muito melhor.
  • Dor – Cachorro latindo muito pode indicar dor. Nesse caso, o animal apresenta áreas sensíveis pelo corpo.
  • Conversa – Em quase toda rua você pode notar que os cães latem ao mesmo tempo. Não se assuste, é só um bom bate-papo.
  • Saudade – Quando o tutor sai de casa, o cão pode começar a latir, isso indica que ele não quer ficar sozinho.
  • Felicidade – Esse é o melhor latido de todos, aquela carinha de felicidade acompanhada de um rabinho balançando.

Cachorro filhote: como parar de latir?

Antes de tudo, evite situações que possam gerar latidos, por exemplo tumultos ou gritarias. Mas, além disso, separamos algumas dicas que vão funcionar muito bem na hora de acalmar um cachorro filhote latindo muito.

  • Isto gera uma série de dúvidas em seus tutores, mas é fundamental manter a calma, identificar a causa do latido e, na sequência, agir sobre ela. Por exemplo: o cachorro pode latir por estar entediado, então compre ou faça brinquedos que possam estimulá-lo.
  • Não grite com um cachorro, eles aprendem muito nos observando. Se o animal notar que o tutor está calmo, também vai relaxar e parar de latir. Ao invés de gritar, fale de maneira firme, mas controlada.
  • Recompense com petiscos, e leve isso a sério, vai ser um treinamento comportamental e tanto! Apenas espere que o cachorro pare de latir e logo depois dê um petisco e faça um carinho. Pouco a pouco, o cachorro filhote ou adulto vai entender que latir não é a melhor forma de conseguir o que quer.
  • Cachorro filhote latindo muito pode deixar qualquer tutor doido, mas é preciso ter calma e colocar a casa em ordem. Os cães vão latir naturalmente, e cabe a você impor limites. Deixe que ele lata umas 5 vezes sem incomodá-lo, mas, logo após, peça de maneira calma e firme que ele pare de latir. Em seguida, recompense com petisco, aos poucos o comportamento mudará, não sendo necessário fazer esse procedimento.

Como os cães se comunicam?

Desde quando os cães começaram a ser domesticados, segundo especialistas há cerca de 500 mil anos atrás, humanos tentam encontrar um meio de se comunicar. Com o passar do tempo, foi criada uma forma de comunicação que funciona a partir de estímulos positivos.

Se o cachorro quer algo — comer, por exemplo —, e descobre que indo até o pote você irá entender e dar o que ele quer, com o tempo ele fará isso com maior frequência. Da mesma forma funcionam os latidos.

Depois de anos de estudo, cientistas evidenciaram que os cães latem para se comunicar tanto entre si quanto com seu tutor. Nós falamos, certo? Os cães latem.

O que significa quando o cachorro está latindo?

Bom, como já vimos por aqui, o latido é uma maneira de comunicação que funciona entre os cães e seu tutor. É dessa forma que ele diz que está feliz, triste, com fome, medo, entre outros.

Mas existe um detalhe que precisamos levar em conta: a característica do latido. Dessa forma, podemos ao menos tentar entender o motivo, e, assim, ajudar o peludo.

Para entender a mensagem do latido, precisamos levar em conta 3 coisas:

  • Contexto – Observe em quais situações ele ladra, onde aconteceu etc.
  • Expressão – Note o olhar, rosto, corpo e, claro, seus movimentos.
  • Latido – Alto ou baixo? É longo? Qual sua duração? Tudo isso pode determinar os motivos.

Para facilitar ainda mais, podemos listar determinadas ações dos cães que são comuns e vão te ajudar muito:

Cachorro rosnando – O ato de rosnar com frequência quase sempre significa que ele está bravo ou se sentindo ameaçado. Nessa hora, você vai precisar acalmar o animal e passar segurança a ele.

Cachorro latindo – Um latido com intervalos longos pode significar um pedido — pode ser água, comida ou passeio. Latidos com intervalos curtos indicam que o cão quer alertar algo, observe se ele está com as orelhas abaixadas, essa postura mostra sentimento de ameaça.

Abanando o rabo – Rabo balançando na vertical significa que ele está feliz, mas se estiver entre as pernas, ele está dizendo que quer fazer suas necessidades.

Cachorro mordendo – Não quer dizer que ele é agressivo. Geralmente, cachorros filhotes mordem pela necessidade de coçar a gengiva, ansiedade ou só porque querem morder mesmo. Em casos assim, passeie com ele. Gastar energia vai ajudar muito.

Por que cachorro filhote uiva?

O som do uivo é mais poderoso que o do latido, o que torna a comunicação da mensagem ainda mais poderosa.

Mas em quais situação meu cachorro pode uivar?

  • Ao encontra uma cadela no cio
  • Quando fica sozinho por muito tempo
  • Quando ouve sons muito agudos
  • Para avisar aos outros cães da sua presença
  • Chamar atenção

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre a saúde do cachorro, alimentação e comportamento, acesse Dr. Naturalis. Faça suas perguntas e o nosso médico veterinário passará a melhor orientação.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.