Cachorro no cio: cuidados durante esse período

Deixe um comentário

Ter um cachorro no cio pode ser sinônimo de preocupação e cuidado. Durante esse período há mudanças significativas no comportamento canino, como por exemplo: demarcação de território, maior propensão a fugas, ansiedade, sangramento, entre outras questões.

Cachorro no cio: como identificar?

O cio de cachorro é o preparo para uma gestação, e  o animal só pode engravidar nessa época.

Notou que sua cachorra está lambendo muito a área genital? Fazendo muito xixi? Esses são um dos principais sinais do cio. Observe o comportamento do cachorro! Agitação, carência, rabo pra cima ou para o lado também são indicadores. Outro sinal são cachorros machos se aproximando e latindo com maior frequência.

Isso acontece porque durante o período do cio, a fêmea libera um cheiro diferente, que só outros cachorros podem sentir, e que tem como objetivo atrair cães machos — mas outras fêmeas poderão se aproximar no intuito de brigar. Recomenda-se manter o animal dentro de casa por uma questão de segurança, mas caso haja a necessidade de sair, a atenção precisa ser redobrada, ok?

Para confirmar se o cio da cadela realmente está acontecendo,verifique se há sangramento e se a vulva está inchada e escura.

Quanto tempo dura o cio de cachorro?

Se você está se perguntando quantos dias a cadela fica no cio, temos a resposta: o cio da cadela geralmente se inicia a partir do sexto mês de vida, mas isso pode variar de acordo com o porte de cada cachorra. Geralmente, a cadela entra no cio de seis em seis meses e ele costuma durar três semanas (21 dias), mas pode variar entre duas semanas ou um mês completo.

Há quatro fases no cio de cachorro:

Proestro — é o começo de tudo, onde a vulva da cachorra começa a sangrar e o seu cheiro começa a atrair os cães machos, mas ela ainda não os aceita.

Estro — período em que ocorre a ovulação e a cadela passa a aceitar os cães machos, ideal para acasalamento com a finalidade de procriação.

Diestro — ocorre logo após o Estro e tem o papel de garantir um bom desenvolvimento da gestação.

Anestro — esse período só existe se não ocorrer a fertilização do óvulo, pois é um período de inatividade hormonal.

Como evitar o cio da cadela

Se a sua intenção é evitar o cio de cachorro e não tem interesse na procriação, a castração é a melhor solução. Mas vale dizer que os veterinários não indicam que a castração da cadela seja feita durante o período do cio, pois a vulva estará inflamada e cheia de sangue, expondo o animal à riscos durante a cirurgia. Optar pela castração pode trazer diversos benefícios para a saúde e qualidade de vida do seu pet, além de reduzir o risco de doenças e prevenir complicações futuras.

Sabemos que não é tão simples lidar com o período do cio, mas seguindo as nossas dicas, pode ter certeza que ficará mais fácil entender e ajudar sua cadela a passar por essa fase!

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>