Cachorro no cio: cuidados durante esse período

Ter um cachorro no cio pode ser sinônimo de preocupação e cuidado. Durante esse período há mudanças significativas no comportamento canino, como por exemplo: demarcação de território, maior propensão a fugas, ansiedade, sangramento, entre outras questões.

Cachorro no cio: como identificar?

O cio de cachorro é o preparo para uma gestação, e  o animal só pode engravidar nessa época.

Notou que sua cachorra está lambendo muito a área genital? Fazendo muito xixi? Esses são um dos principais sinais do cio. Observe o comportamento do cachorro! Agitação, carência, rabo pra cima ou para o lado também são indicadores. Outro sinal são cachorros machos se aproximando e latindo com maior frequência.

Isso acontece porque durante o período do cio, a fêmea libera um cheiro diferente, que só outros cachorros podem sentir. Isso serve para atrair cães machos — mas outras fêmeas poderão se aproximar no intuito de brigar. Recomenda-se manter o animal dentro de casa por uma questão de segurança, mas caso haja a necessidade de sair, a atenção precisa ser redobrada, ok?

Para confirmar se o cio da cadela realmente está acontecendo, verifique se há sangramento e se a vulva está inchada e escura.

Quanto tempo dura o cio de cachorro?

Se você está se perguntando quantos dias a cadela fica no cio, temos a resposta: o cio da cadela geralmente se inicia a partir do sexto mês de vida, mas isso pode variar de acordo com o porte de cada cachorra. Geralmente, a cadela entra no cio de seis em seis meses e ele costuma durar três semanas (21 dias), mas pode variar entre duas semanas ou um mês completo.

Há quatro fases no cio de cachorro:

Proestro — é o começo de tudo, onde a vulva da cachorra começa a sangrar e o seu cheiro começa a atrair os cães machos, mas ela ainda não os aceita.

Estro — período em que ocorre a ovulação e a cadela passa a aceitar os cães machos, ideal para acasalamento com a finalidade de procriação.

Diestro — ocorre logo após o Estro e tem o papel de garantir um bom desenvolvimento da gestação.

Anestro — esse período só existe se não ocorrer a fertilização do óvulo, pois é um período de inatividade hormonal.

Como evitar o cio da cadela

Se a sua intenção é evitar o cio de cachorro e não tem interesse na procriação, a castração é a melhor solução. Mas vale dizer que os veterinários não indicam que a castração da cadela seja feita durante o período do cio, pois a vulva estará inflamada e cheia de sangue, expondo o animal à riscos durante a cirurgia. Optar pela castração pode trazer diversos benefícios para a saúde e qualidade de vida do seu pet, além de reduzir o risco de doenças e prevenir complicações futuras.

Sabemos que não é tão simples lidar com o período do cio, mas seguindo as nossas dicas, pode ter certeza que ficará mais fácil entender e ajudar sua cadela a passar por essa fase!

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.