Cachorro sente calor?

2 Comentários

É muito comum, em épocas mais quentes como o verão, que os nossos amados pets bebam mais água e demonstrem que algo está diferente. Acontece que cachorro sente calor também, sabia? E, diferente de nós, essa condição não é identificada por meio do suor, mas sim pela respiração — na maioria das vezes, ofegante. Algumas raças têm mais dificuldade em controlar a temperatura corporal: lhasa, boxer, pug e bulldog são alguns exemplos.

Cachorro com calor: o que fazer para aliviar a sensação?

Há algumas formas de ajudar o seu cão a não sentir tanto calor, pois há riscos para a saúde do animal se a temperatura for em excesso. Confira as nossas dicas!

  1. Ofereça água para o seu cão

A hidratação é um dos pontos mais importantes quando o assunto é cachorro com calor. Mantenha a tigela de água sempre cheia, de preferência com água fresca. Em algumas situações, quando o calor é muito intenso, alguns cães costumam molhar partes do corpo, por isso troque a água com uma certa frequência durante o dia. E lembre-se de deixar a tigela em lugar arejado, onde não bata sol, para não esquentar a água, hein?

  1. Mantenha a tosa do cachorro em dia

Há opções que proporcionam alívio para o animal, como tosar o cachorro, por exemplo. O corpo do cão é coberto por pelos, certo? Agora imagine isso no calor. Não é muito legal, né? Se o seu cão tiver a possibilidade de ser tosado, não pense duas vezes! Esse ato diminuirá a sensação de calor.

  1. Evite passear em horários de sol forte

Muitos tutores cometem o erro de passear com seus cães em horários de sol forte e calor intenso, essa exposição ao sol resulta em queimadura nas patas, devido ao chão quente. Além de deixar o cachorro babando de tanto calor e desidratação. Seja consciente e mantenha o seu pet longe do calor intenso!

  1. Prepare um ambiente fresco

Se o seu cachorro já tem um cantinho favorito na casa, faça uma adaptação para que o ambiente fique mais agradável e fresco em épocas mais quentes do ano. Um item que pode ser muito útil nesse caso, é o famoso tapete gelado para cachorro, desenvolvido com um gel especial que esfria com o peso do animal. Prático e ideal para aliviar a sensação de calor!

  1. Não deixe seu cão dentro do carro

Pode parecer óbvio, mas alguns donos consideram “tranquilo” deixar o cachorro dentro do carro por alguns minutinhos. Se você ama o seu cão, nunca faça isso! Ligar o ar-condicionado ou abrir um pouco as janelas não vai mudar o fato de que o carro estará abafado. Essa pode ser uma situação de risco para o seu animal e não é isso que você quer.

  1. Refresque seu cachorro

Outra dica é achar maneiras para refrescar seu cachorro: banhos de mangueira, bacias de água e borrifadores são algumas opções para manter o corpo do seu cachorro mais fresco em dias de calor intenso. Se ele não for muito fã dessas opções, um paninho úmido pode ser a solução.

Agora não tem desculpa para deixar o seu amigo de quatro patas com calor, hein?! Siga as nossas dicas e fique sempre de olho no comportamento do seu cachorro durante o calor. Se suspeitar que a saúde dele não está legal, consulte um veterinário.

, , ,

2 Comentários

  • ALIETE REGINA LOVATTO disse:

    Quantos banho pode dar num maltez durante a semana?

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Olá. Eliete!
      Os malteses podem tomar banho quinzenalmente, mas por se tratar de uma raça com tendência a desenvolver doença de pele, é recomendado que consulte o veterinário de confiança para verificar se essa frequência pode ser mantida no caso do seu peludo.

      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>