Cachorros sentem frio? Saiba o jeito certo de cuidar deles

2 Comentários

Em épocas de temperatura baixa, você deve ter se perguntado: será que meu cachorro sente frio? Porque, obviamente, você colocou várias roupas para se esquentar. A sensibilidade dos cachorros é diferente da nossa, mas a saúde deles também pode ser afetada pelo frio.

É importante, principalmente no outono e no inverno, tomar alguns cuidados com o cachorro, mesmo que no Brasil não tenha diferenças tão altas de temperatura e eles consigam se adaptar com mais facilidade.

Os cães sentem frio porque possuem sangue quente e seus corpos reagem às mudanças de temperatura. A capacidade de se proteger do frio tem relação com a sua pelagem. Cães com pelagem densa e longa se adaptammelhor às baixas temperaturas; já os de pelo curto, sentem mais frio.

Como saber se meu cachorro sente frio?

Para verificar se o cachorro está com frio, pegue nas pontas das orelhas dele e sinta a temperatura. Também é fundamental ter atenção a outros sinais: ficar encolhido pela casa, ter tremores, dormir muito, ter sonolência e cansaço, respiração lenta, falta de ar, mobilidade lenta — porque os músculos ficam rígidos tentando lutar contra a temperatura — e pele do focinho seca, mostram incômodo com as baixas temperaturas.

Os cães também podem apresentar sintomas de resfriado, como espirros, tosses, febre e falta de apetite. Se quiser identificar se o animal está com febre, veja se o focinho está quente e seco.

Preciso comprar roupa de frio para cachorro?

Geralmente, os animais de pelagem densa e acima do peso não precisam de roupa de inverno para cachorros; eles possuem maior facilidade em se aquecer por conta desses dois fatores. Se o seu cão possui pelagem curta, pode ser que precise usar uma roupa de cachorro, mas tomando alguns cuidados.

O excesso de roupas pode apresentar alguns riscos para o animal, como a elevação da temperatura corporal, alergias, bactérias e ácaros. Por isso, para não errar na dose você pode começar envolvendo seu amigo com um cobertor e, caso sinta que ele ainda está com frio, colocar uma roupa nele, sem exageros, OK? Seu cão precisa ficar quentinho, mas confortável e sem perder mobilidade. Conheça, a seguir, outros cuidados com o cachorro que você deve ter no inverno.

O que fazer para manter o cachorro aquecido

Para diminuir as chances do seu cachorro ficar doente, você deve mantê-lo aquecido, longe dos ventos gelados e da chuva. Nessas épocas frias, evite tosar os pelos do seu pet, pois eles ajudam a manter o corpo quente.

Não dê tantos banhos nesse período e, de preferência, faça uso de água morna e seque bem o cão. Lembre-se também de manter seu cachorro dentro de casa. Se não puder, troque a casinha dele de lugar e coloque edredons para que, à noite, ele não sinta frio.

Cuidados com a alimentação do cachorro no frio

A reposição energética vem da alimentação do cachorro, e os cuidados devem ser redobrados neste período. Para que o cão se mantenha aquecido com o calor produzido pelo seu metabolismo e evite a queda da imunidade em períodos mais frios, é recomendado oferecer uma ração de alta qualidade, como Naturalis, que além de ser livre de corantes e conservantes artificiais, é enriquecida com antioxidantes naturais e vitaminas importantes.

, ,

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>