Cães ciumentos: como amenizar esse comportamento?

Deixe um comentário

Se você tem em casa um cão ciumento que se incomoda com a presença de outras pessoas ou cães perto de você, é melhor tomar alguns cuidados e entender melhor por que isso ocorre.
Os cães que possuem ciúme exagerado, provavelmente, se acham os líderes da casa e, por isso, agem com agressividade e querem sempre chamar sua atenção de alguma forma quando vocês não estão a sós. Geralmente, quando outras pessoas ou animais estão perto de você, o cão ciumento sente a necessidade de te proteger e mostrar que você é “propriedade” dele – essa seria uma ótima característica de um cão de guarda, mas se o seu cão não é de guarda , ensine-o que quem manda é você e que o líder não é ele.

Como ensinar meu cão a ser menos ciumento?

Treinando–o.. Sim, você precisa ser muito paciente e firme, nunca agressivo. Mostre ao cão que ele não manda com pequenos gestos e repetições sempre que certa situação ocorrer:

- Se alguma pessoa se aproximar de você e seu cão rosnar, repreenda-o com firmeza. Nunca dê risada ou tenha qualquer atitude que o faça pensar que isso é legal ou fofo.

- Se quando você estiver conversando com alguém e ele latir insistentemente ou tentar fazer algo para chamar sua atenção, ignore-o, não faça o que ele quer na hora que ele quer. Se não resolver, repreenda-o de forma que ele compreenda que você é o líder. Mas, nunca seja agressivo, não bata e nem grite demais – ele pode se assustar ou você pode despertar nele um sentimento ruim, aí o ciúmes só tende a piorar.


- Se o cão demonstrar ciúmes no momento em que você se aproximar ou acariciar outro cão ou animal, não o ignore. Repreenda-o e faça carinho nele também.  Mostre que você pode dividir sua atenção, que ela não é exclusiva dele, e por isso, ele não está sendo desprezado.
Assim que o outro cão sair de perto pare de fazer carinho nele para que ele entenda que ganha atenção também quando outros cães estão perto. Dessa maneira, ele parará de associar a presença dos outros a algo negativo.

Nunca deixe o cão pensar que você sempre faz as vontades dele e que ele está no comando.  Para isso, sempre o repreenda com firmeza quando ele agir com ciúmes.
Sempre que repreender seu cão e ele te obedecer, retribua fazendo carinhos ou dando petiscos para que ele entenda que se comportou bem e que só tende a ganhar com isso.

Se você seguir todas essas dicas e mesmo assim não houver solução, procure um adestrador profissional.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>