Cães no verão – Quais cuidados necessários

Deixe um comentário

No verão, cuide mais de seu cachorro.

O verão está chegando e nessa época seu cachorro precisa de uma atenção maior e cuidados especiais. Sabe por quê? Porque assim como nós, os cães sentem calor, transpiram e precisam beber bastante líquido para manterem a hidratação de seu corpo.

Os cães geralmente demonstram que estão com calor ofegando – eles ficam com a língua pra fora e respiram mais rapidamente. Ofegar ajuda o cão a resfriar seu corpo, assim como a transpiração. Então fique atento se ele parecer mais cansado ou com uma frequência de respiração diferente do normal – pode ser sinal de falta de água, da necessidade de sombra fresca ou mesmo de descanso da brincadeira ou exercício.

Em casos extremos, no verão, os cachorros podem sofrer de insolação, apresentando sintomas como febres, vômitos e até mesmo taquicardias. Nesse caso, você deve levá-lo com urgência ao veterinário, e no caminho, colocar toalhas molhadas com água fria nas partes do corpo dele onde não há pelos, como a barriga, por exemplo.
Que cuidados devo tomar com meu cão no verão?

- É muito importante evitar passeios com ele quando o sol estiver muito quente. Dê preferência por passeios de manhãzinha, no fim da tarde ou à noite – se possível em locais arborizados ou com grama. Redobre o cuidado com o asfalto quente já que as almofadas das patinhas são bem sensíveis.

- Não o deixe passar sede, dê sempre muito líquido. Em viagens ou passeios longos, leve sempre uma garrafa d’água fresca e tigelinhas e ofereça ao seu cãozinho com frequência, principalmente depois que ele correr e brincar, mantendo assim a hidratação de seu organismo.

- Proteja-o do sol. Sabia que existe protetor solar para cães? Sim! Você pode aplicar um pouco no focinho, orelhas e outras áreas mais sensíveis do corpo do cachorro, antes dele ir brincar sob o sol. Assim você o protege e diminui os riscos dele adquirir câncer de pele.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>