Cães vira-lata: Você sabe quem eles são?

Sempre que se fala em cães, a grande preocupação é explicar tudo sobre as raças e saber quais são as mais indicadas para determinadas situações. Mas, hoje, nós da Naturalis Total Alimentos, decidimos falar do cachorro vira-lata e todo seu charme.

Os profissionais da área veterinária classificam os vira-latas como cães SRD (Sem Raça Definida). Popularmente, qualquer cão que não tenha a aparência de alguma raça é considerado um cachorro vira-lata, entretanto, clinicamente o termo abrange uma quantidade maior de cães.

O cão de raça é considerado aquele que tem pedigree com certificado emitido. Qualquer tipo de mistura na linhagem do cão já o faz ser considerado mestiço, ou seja, um vira-lata.

O cão vira-lata não tem características definidas, nem físicas e nem na personalidade. Mas como é uma mistura de várias raças, podem ter qualquer tipo de variação de aparência e tamanho.


Verdade ou mentira?

Existem muitos mitos populares sobre os cães vira-lata, em todos os sentidos. Mas nem tudo é verdade.

“Cães vira-lata são mais inteligentes que os de raça”. – Mentira (x)

Todo cão tem a mesma capacidade de aprendizado, tudo vai depender de como o dono o cria. A verdade é que algumas raças de cães são naturalmente predispostas a qualquer atividade.

“Cães vira-lata não precisam tomar vacinas”. – Mentira (x)

Todo cão deve ser tratado e medicado da mesma forma, independente da raça. Qualquer cãozinho está sujeito a sofrer com doenças, por isso, é de suma importância que eles tenham toda a atenção necessária e sejam vacinados corretamente.

“Cães vira-lata são mais fortes que os cães de raça”. Meia verdade (x)

A mistura de raças fez com que os cães SRD criassem mais resistência e adaptação que os outros cães. Porém, a característica de maior resistência deles está mais relacionada com os vira-latas de ruas, que por um evento chamado de pressão seletiva (sobrevivência do mais forte) que os torna mais resistentes.

Fidelidade de cães vira-lata

A fidelidade é uma característica reconhecida em diversas raças de cachorros, mas acredita-se que o vira-lata cria um vínculo especial com seu proprietário. É comum, ainda mais nas grandes cidades, vermos situações onde cães vira-latas se tornam companheiros inseparáveis de pessoas que vivem nas ruas. Acredita-se que isso ocorra porque esse cão aprendeu como sobreviver por conta própria e sente que é seu dever fazer companhia para essa pessoa em situação difícil.

Então, fica a mensagem de que como qualquer outro cão doméstico, os cães vira-lata possuem necessidade de amor! E como todo cuidado é pouco com um ser que se propõe a nos amar incondicionalmente, seu amiguinho de quatro-patas, seja de raça definida ou indefinida, merece uma alimentação rica e natural que só a Naturalis Total Alimentos oferece, com nutrientes que suprem todas as necessidades do seu amigo, e claro, muito sabor!

De raça, mestiço, sem raça… não faz diferença! O que importa é que eles passam a ser parte da família e trazem muita alegria para nossas vidas. Tenha um cãozinho e note a diferença na sua vida! Para melhor, claro =).

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.