Castração de cachorro

Deixe um comentário

Quando você adota um companheiro para sua vida, a castração de cachorro deve entrar para sua listinha de cuidados. Esse procedimento é simples, rápido e só traz benefícios para a vida do seu amigo. Um deles – e mais importante – é o aumento da expectativa do animal. É claro que você quer garantir tudo de melhor para seu cão e, para isso, é essencial informar-se sobre a castração, tirar todas as dúvidas e estar segura quando chegar a hora certa.

A castração canina é uma questão que envolve diferentes polêmicas mas, em geral, todas são resultado de falta de informação. Quem ama, castra! Pois, assim, o cão terá mais qualidade de vida sem oscilações hormonais e comportamentos sexuais que são tão estressantes para o cachorro – e também para você, que fica perdida sem saber como lidar com aquela agitação toda.

Importância da castração de cachorro

Muita gente acha que a esterilização do cão não passa de um procedimento para evitar a reprodução indesejada, mas ressaltamos que apesar de esse ser um benefício importante, não é o único. A castração de cachorro é responsável por evitar doenças graves, como:

  • câncer de mama;

  • câncer de ovário;

  • menor chance de infecção e câncer no útero;

  • imunodeficiência;

  • gravidez psicológica;

  • câncer nos testículos.

Como já dissemos, a ausência de comportamentos sexuais pode reduzir ou eliminar algumas surpresas desagradáveis do seu companheiro, como a demarcação de território. Os animais não castrados têm o hábito de urinar por toda a casa como uma manobra para garantir que aquele território é seu. Já os cachorros castrados podem não eliminar totalmente esse comportamento, mas a tendência é que diminua. O mesmo vale para o hábito de fugir de casa e aqueles momentos de agressividade e agitação.

Mitos sobre a castração de cachorro

Como trata-se de um assunto polêmico em alguns pontos, vamos desmistificar para que você não tenha nenhuma insegurança ao decidir pela castração do cachorro.

Cachorro castrado tem mais problemas de saúde: é mito. Os animais castrados de forma correta, e com os cuidados adequados no pós-operatório, possuem uma expectativa de vida maior do que os não castrados, justamente por a castração evitar determinadas doenças caninas.

Castração faz o cachorro ficar obeso? A esterilização faz com que ocorra uma mudança hormonal e, com isso, o ritmo do organismo também é alterado. Desse modo, a alimentação do cachorro deve ser balanceada e saudável para evitar que ele ganhe peso, além de incluir na rotina passeios e atividades físicas. Ao tomar todos os cuidados necessários para que o cão tenha uma vida saudável, não precisa se preocupar com a obesidade canina.

Cães precisam se reproduzir pelo menos uma vez antes de serem castrados: fêmeas ou machos não terão nenhum tipo de prejuízo de forem castrados antes de acasalarem, aliás, o recomendado é que a castração aconteça ainda na fase de filhote.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>