Castrar cachorro: qual o melhor momento?

Deixe um comentário

Além de um ato de amor, a castração de cães traz uma série de benefícios para os nossos peludinhos e também para a sociedade. Essa escolha, que previne doenças, contribui para a quantidade de ninhadas indesejadas e tem muitos outros pontos positivos.

Caracterizada pela retirada dos órgãos responsáveis pela reprodução, a castração de cachorro é feita de forma rápida e muito segura, bem como a castração de gatos . Segundo especialistas, é um procedimento que ainda assusta muitas pessoas, mas que é a melhor solução para o controle populacional de cães e, com certeza, o melhor caminho para proporcionar a qualidade de vida que os peludinhos merecem desde o primeiro ano de vida .

Cuidados após castrar cachorro

Por ser uma intervenção cirúrgica, a castração canina, assim como qualquer outra cirurgia, requer alguns cuidados no pós operatório. São eles:

  • Após a cirurgia de castração de cachorro, mantenha seu cãozinho em um ambiente calmo, quieto e confortável.

  • Evite levar visitas para conhecê-lo pouco após a cirurgia em cachorro para que ele não faça esforço.

  • Fique junto ao seu cachorro castrado o máximo que puder para garantir que ele se alimente de forma adequada e que não fique lambendo a ferida.

  • Alimente seu cão com uma dieta leve e comece a inserir, aos poucos, uma ração para cães castrados.

  • Verifique a ferida do cãozinho após a castração canina todos os dias para saber como está o processo de cicatrização.

Além disso, é muito importante prestar atenção às recomendações do médico veterinário que atendeu seu pet. Assim, você garante que ele tenha uma recuperação mais rápida e tranquila.

Benefícios da castração de cachorro

Ainda tem dúvidas sobre a castração e quer saber quais os reais benefícios de castrar seu cãozinho? Veja alguns deles:

  • Previne doenças caninas: a castração de cães evita diversas doenças graves que, em muitos casos, tem como único tratamento cirurgias arriscadas. Em fêmeas, por exemplo, evita a inflamação no útero que exige remoção do órgão.

  • Diminui a agressividade: cães castrados deixam de produzir testosterona, um dos fatores que causam agressividade. Por isso, a castração previne brigas e mau comportamento canino, como fazer xixi em locais indesejados.

  • Acaba com o cio, gestações indesejadas e, consequentemente, com o aumento de animais abandonados pelas ruas.

  • Prolonga a vida: a castração de cachorro aumenta a expectativa de vida dos cães porque, além de prevenir doenças e melhorar o comportamento, traz tranquilidade ao animal que se expõe menos a situações de risco.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>