Como acostumar um gato com outro filhote

Deixe um comentário

Está procurando formas de como acostumar um gato com outro filhote? A missão pode ser desafiadora, mas com certeza não é impossível. Os felinos são territorialistas, isso quer dizer que cada cantinho da casa está sob controle deles, e claro que a ideia de dividir não é muito confortável. Mas, se você seguir algumas dicas que daremos aqui e não economizar no amor e na paciência, verá que seus companheiros se tornarão amigos.

Entenda o comportamento dos gatos

Compreender o comportamento dos gatos irá ajudá-lo a tornar a aproximação deles mais tranquila. Os felinos que hoje fazem parte da nossa família são descendentes dos gatos selvagens que viviam independentes, sem respeitarem um líder — e sim um território. Esse princípio foi herdado pelos felinos domésticos.

Por isso, os gatos têm uma autonomia mais desenvolvida se compararmos com os cães, que aceitam melhor um novo companheiro em casa. Entenda que seu amigo felino não vai gostar muita da ideia de ter um novo gato filhote em casa, mas isso não pode fazer com que você desista da socialização.

Veja as dicas de como acostumar um gato com outro filhote

Diferente do que muitos pensam, os gatos são sociáveis — porém, quando querem e do jeito deles. Por isso, durante a aproximação o melhor caminho que se tem a seguir é deixar que eles sintam que estão no controle. Não adianta forçar uma relação unindo os dois, porque isso só irritará o veterano da casa.

Respeite os espaços de cada gato

Não promova mais mudanças na casa. Um novo gato já é um impacto grande para o seu companheiro. Dê tempo para que ele se acostume com a ideia e não encare como algo traumático. Para isso, procure não mudar nada do gato de lugar e nem pense em trocar o comedouro, a caixa de areia ou aquele brinquedo preferido do seu animal de estimação.

Deixe os gatos em cômodos separados e cada um com seus objetos.

Use o momento Naturalis para uma aproximação

Usar o poder da hora mais gostosa do dia para promover uma aproximação é muito aconselhável. Por isso, procure dar Naturalis quando estiverem juntos; isso fará com que associem a presença do outro com algo bom.

O mesmo serve para o momento da brincadeira. Você pode estimular uma atividade com brinquedos que eles gostam, sempre tendo o cuidado para não causar ciúmes. Vendo que os dois estão próximos, dê um petisco para gato.

Truque do cheiro de gato

O primeiro contato dos dois animais deve acontecer por meio do cheiro. Pegue duas mantinhas e deixe por um dia com os felinos, depois troque os tecidos, colocando com o outro gato. É interessante deixar no lugar onde o gato dorme e repetir o processo por três dias ou até que sinta que o bichano não está incomodado com o cheiro. Assim, vão se acostumando com o cheiro um do outro.

Também vale deixar o tecido com o cheiro próximo ao pote de ração Naturalis para que o felino faça uma associação positiva.

Muito amor para acostumar um gato com outro filhote

Tenha consciência de que este será um processo que pede muito amor, carinho e paciência. Cuidado para não dar mais atenção para um animal do que para o outro. O gato que já está na sua casa não pode se sentir ameaçado, e o novo precisa sentir muito amor ao ser recebido.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>