Como é feita a castração de cachorro

Deixe um comentário

A castração do cachorro é um dilema na vida de muitas pessoas. São tantas dúvidas e o temor de achar que seus companheiros sofrerão com a cirurgia acaba adiando uma decisão importantíssima para o animal. Isso acontece pois queremos sempre garantir o melhor para eles e não tomar nenhuma atitude sem estar seguro e ter certeza de como isso influenciará na vida do seu amigo.

Para ganhar confiança em todas as decisões que envolvem seu cão é fundamental se informar e tirar todas as suas dúvidas. Pensando nisso, vamos apresentar como é feita a castração de cachorro para acabar com qualquer dilema que ainda esteja na sua cabeça.

Passo a passo da castração de cachorro

Trata-se de pequena cirurgia simples, rápida e com uma recuperação bem tranquila, que permite que o cão volte a suas atividades normais em questão de dias. No caso dos machos, o procedimento é chamado de orquiectomia. Nele, são retirados os testículos e, assim, o animal deixa de produzir espermatozóides.

Tanto em machos, quanto em fêmeas, a castração é feita com anestesia geral. Sendo assim, pode esquecer essa história de que seu amigo terá dor durante a cirurgia. Um leve desconforto pode sim aparecer após o efeito da sedação, mas isso é resolvido com uma medicação prescrita pelo veterinário.

Para que tudo seja feito com tranquilidade e sem imprevistos, é importante seguir as orientações do veterinário no pré e pós-cirúrgico. Antes do procedimento, deve-se fazer uma avaliação sobre a condição de saúde do animal, que passará por exames para checar se possui alguma infecção, anemia, coagulação inadequada e outras questões que devem ser checadas para a segurança da castração.

No dia da castração do cão, é recomendado que ele esteja em jejum. Desta forma, não forneça alimento e água na noite anterior. Esse cuidado é importante para diminuir o risco de vômitos. Todas as orientações serão passadas pelo especialista e não deixe de respeitá-las pelo bem do seu companheiro.

A preparação para a cirurgia começa com a sedação do animal. Existem diferentes tipos de anestesia e apenas o veterinário saberá eleger a mais adequada para o caso do seu cão. Durante o procedimento, o cachorro é monitorado com equipamentos que acompanham sua respiração e seus batimentos cardíacos.

Com o cão sedado e monitorado, é feita a preparação da área de incisão com a higienização e raspagem dos pelos. Em seguida, inicia-se o procedimento com um corte que, no caso dos machos, é feito logo acima do escroto. Os testículos são localizados e retirados, os vasos sanguíneos são fechados, assim como a incisão.

Na castração de cadelas, a cirurgia é feita na região do abdômen para a retirada dos ovários e, em alguns casos, do útero. Após a sutura, a região é limpa e espera-se o efeito da anestesia passar.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>