Como é feita a castração de cachorro

A castração do cachorro é um dilema na vida de muitas pessoas. São tantas dúvidas sobre como é feita e o temor de achar que seus companheiros sofrerão com a cirurgia acaba adiando uma decisão importantíssima para o animal. Isso acontece pois queremos sempre garantir o melhor para eles e não tomar nenhuma atitude sem estar seguro e ter certeza de como isso influenciará na vida do seu amigo.

Para ganhar confiança em todas as decisões que envolvem seu cão é fundamental se informar e tirar todas as suas dúvidas. Pensando nisso, vamos apresentar como é feita a castração de cachorro para acabar com qualquer dilema que ainda esteja na sua cabeça.

Como é feita a castração de cachorro: passo-a-passo

Trata-se de pequena cirurgia simples, rápida e com uma recuperação bem tranquila, que permite que o cão volte a suas atividades normais em questão de dias. No caso dos machos, o procedimento chama-se de orquiectomia. Nele, retiram-se os testículos e, assim, o animal deixa de produzir espermatozóides.

Tanto em machos, quanto em fêmeas, a castração é feita com anestesia geral. Sendo assim, pode esquecer essa história de que seu amigo terá dor durante a cirurgia. Um leve desconforto pode sim aparecer após o efeito da sedação, mas isso se resolve com uma medicação prescrita pelo veterinário.

Para que tudo seja feito com tranquilidade e sem imprevistos, é importante seguir as orientações do veterinário no pré e pós-cirúrgico. Antes do procedimento, deve-se fazer uma avaliação sobre a condição de saúde do animal, que passará por exames para checar se possui alguma infecção, anemia, coagulação inadequada e outras questões para a segurança da castração.

O pré-operatório

No dia da castração do cão, é recomendado que ele esteja em jejum. Desta forma, não forneça alimento e água na noite anterior. Esse cuidado é importante para diminuir o risco de vômitos. Todas as orientações serão passadas pelo especialista e não deixe de respeitá-las pelo bem do seu companheiro.

A preparação para a cirurgia começa com a sedação do animal. Existem diferentes tipos de anestesia e apenas o veterinário saberá eleger a mais adequada para o caso do seu cão. Durante o procedimento, o cachorro é monitorado com equipamentos que acompanham sua respiração e seus batimentos cardíacos.

Com o cão sedado e monitorado, é feita a preparação da área de incisão com a higienização e raspagem dos pelos. Em seguida, inicia-se o procedimento com um corte que, no caso dos machos, é feito logo acima do escroto. Os testículos são localizados e retirados, os vasos sanguíneos são fechados, assim como a incisão.

Qual a idade do primeiro cio de uma cadela?

As fêmeas geralmente têm o primeiro cio entre 6 e 9 meses. Em casos mais raros, o primeiro cio de uma cadela pode acontecer pela primeira vez com 1 ano de idade. Se dentro desses prazos sua cachorra ainda não tiver passado por essa fase, é importante levá-la ao veterinário para verificar se não há algum problema de saúde.  

Como é feita a castração de cachorra?

castração de cachorra é uma cirurgia feita na região do abdômen para a retirada dos ovários e, em alguns casos, do útero. Feita a sutura, a região é limpa e espera-se o efeito da anestesia passar. Após essa cirurgia, a cachorra não pode engravidar mais.

Quando o cachorro é castrado, ele cruza?

Um cachorro castrado não perde o interesse na fêmea, a intensidade apenas diminui (se comparada a um animal não castrado). O cão pode cruzar normalmente com uma fêmea quando ela está no cio, mas não haverá fecundação.   

Qual a idade para castração de cachorro?

Recomenda-se fazer a castração de cachorro antes do primeiro cio, isso costuma ocorrer no período em que o animal completa 6 meses de vida, algumas raças podem demorar um pouco mais. Já nos machos, por não haver cio, é um pouco mais complicado de definir a idade correta, mas a recomendação é castrar na fase da puberdade (entre 7 e 10 meses), além de alguns sinais, como por exemplo, a marcação de território através da urina.

Quais os sintomas depois da castração?

Na maioria dos casos, os cães apresentam alguns sintomas depois da castração, como por exemplo: sonolência e falta de apetite. O corpo pode ficar mole pois estará sob o efeito da anestesia. Poucas horas após a castração de cachorro, você já pode levá-lo para casa, mas preste atenção nesses cuidados especiais:

  • Proporcione um lugar quentinho e confortável para que o pet possa descansar;
  • Deixe um potinho com ração e outro com água, próximo do animal;
  • Não force-o a comer ou beber água, pois ele recebe soro durante a cirurgia e é normal não sentir fome nas primeiras horas;
  • Mantenha o local da incisão sempre limpo, e, se necessário, faça a troca do curativo;

É importante que durante o pós-operatório o pet use o colar elisabetano para que não tenha risco de retirar os pontos ou infeccioná-los.

Agora que você já sabe como é feita a castração do cachorro, saiba mais sobre mudanças em seu comportamento aqui.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.