Como eliminar carrapatos do seu cão e do ambiente? Confira algumas dicas!

25 Comentários

Se seu cachorro tem problemas com carrapatos e às vezes você se desespera achando que nunca terá solução, fique calmo. Existem soluções sim, mas algumas não são tão eficazes e, por isso, vamos te dar dicas de como eliminar esses parasitas da melhor forma.

A primeira coisa a fazer é descobrir o foco da infestação. Pode ser na sua casa, pode ser na casa do vizinho, ou numa praça onde você leva seu cão para passear (o que é muito provável, pois eles costumam ficar em locais com grama).

Depois disso, você precisa acabar com os carrapatos em seu cão e no ambiente em que ele vive. Veja só como fazer:

Como acabar com os carrapatos no cachorro:

Arrancar os carrapatos da pele do cão não é o indicado, pois, mesmo quando arrancados, o problema não acaba aí. Seu aparelho bucal fica preso na pele do cachorro, o que pode ocasionar uma irritação local ou, até mesmo, uma infecção de pele. O correto, então, é utilizar o produto certo para acabar com eles.

Existem muitas opções de produtos anticarrapatos no mercado. Entre elas estão shampoos, talcos, sabonetes, coleiras, sprays, comprimidos e pipetas. Veja só algumas vantagens e desvantagens de cada uma:

Shampoos e sabonetes: Não há muitas vantagens, pois esses produtos só podem matar os carrapatos no momento do banho e não deixam resíduos, ou seja, o efeito é a curto prazo. Além disso, o cão pode ingerir acidentalmente o produto no momento do banho, o que pode gerar complicações, então, muito cuidado!

Talcos: Deixam poucos resíduos no animal, ou seja, também têm efeito acurtoprazo. Contudo, ele pode cair no ambiente enquanto o cão anda e deita no chão e, assim, auxiliar no tratamento do ambiente em que ele vive.

Coleiras: São pouco eficazes, mas, em alguns casos, podem ter efeito prolongado. Não se pode molhar com frequência, pois perdem o efeito rapidamente. Também evite tocá-las, pois o remédio vai sendo liberado aos poucos, e se houver contato sempre, ele pode ser liberado em grande quantidade, o que pode prejudicar a saúde de seu cão.
Sprays: São muito eficazes e o efeito pode durar até 30 dias. Você deve aplicar o spray por todo o corpo do animal, tomando muito cuidado com a região dos olhos, boca e genitália (melhor aplicar em um algodão e passar nessas áreas mais sensíveis). Entrando em contato com a pele e o pelo do cachorro, o produto já começa a fazer efeito imediatamente, matando os carrapatos que já picaram seu cão, e também os que estão andando pelo seu corpo.

Comprimidos: São indicados para cães que já estão com a pele machucada devido às picadas, ou que possuem alergia a sprays e produtos externos. Geralmente, o efeito dura até setedias. Não é recomendado para cadelas prenhes, lactantes, ou filhotes com menos de dois meses. Tome muito cuidado no momento em que for dar o comprimido para seu cão, pois ele pode ser despedaçado ou rejeitado pelo cachorro, e aí você pode perder o controle da dosagem correta.

Pipetas: Usadas geralmente para prevenção, também fazem efeito nos casos de infestação, durando por até 30 dias. O líquido deve ser aplicado na pele da nuca do cão, um local onde ele não conseguirá lamber, portanto, é seguro. Seu uso não é indicado para cães com menos de 1 kg ou filhotes com menos de 2 meses, pois pode causar intoxicação.

Como acabar com os carrapatos no ambiente:

Assim como existem produtos para serem aplicados nos cães, também existem  aqueles que servem para infestação da praga no ambiente. Veja só alguns deles:

Talco: É de baixo custo e, de certa forma, ajuda a reduzir a infestação no ambiente. Além disso, não é necessário que as pessoas e animais da casa saiam no momento da aplicação. Porém, não tem a mesma eficácia que outros produtos e é necessário aplicar no ambiente pelo menos uma vez por semana, e esse processo é bem trabalhoso.

Spray ou aerosol:
É fácil de aplicar, seca rápido (aproximadamente 30 minutos) e pode ter efeito de até 6 meses.Entretanto, no momento da aplicação, todos os animais devem ser retirados do ambiente voltando só após a secagem. O custo pode ser alto e, dependendo do tamanho do ambiente, a pessoa que for aplicar deverá se proteger bem com luvas, óculos e uma máscara na boca e no nariz. Esses produtos, geralmente, são vendidos sob prescrição de um médico veterinário, e o modo de aplicação deve ser orientado pelo mesmo.

Seja qual for sua decisão, tome muito cuidado com as receitas caseiras de como acabar com carrapatos que algumas pessoas postam em blogs e sites. Uma delas, por exemplo, aconselha que o tutor dê alho para o cão comer a fim de acabar com o problema a longo prazo. Porém, alho é um alimento tóxico para cães e proibidíssimo.

,

25 Comentários

  • Julio Cesar Silva Mendes disse:

    Minha cachorrinha esta infestada de carrapatos ,sera que pode ser o ambiente pois moro proximo de terrenos baldio e os outros dois cachorros que tenho nao pegou nenhum carrapato , somente a menor.

    • Marilis Monteiro Bastos disse:

      Gostei muito e gostaria de saber um remédio eficiente para meus Pets eles tem muitos problemas com carrapato

      • Naturalis - Total Alimentos disse:

        Marilis, obrigado por nos acompanhar. Aqui no texto, tem várias dicas para controlar os carrapatos. Em relação a medicação, o ideal seria consultar o médico veterinário de sua confiança.

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Julio, pode ter ligação com o ambiente sim. Os carrapatos costumam ficar em locais com grama.
      O ideal seria seguir com alguns cuidados: conversar com o proprietário do terreno para fazer uma limpeza completa. Depois, fazer uma limpeza geral em sua casa, em todos os ambientes. Com todo o ambiente limpo, é hora de escolher o melhor procedimento para acabar com os carrapatos na sua companheira. Conte com a ajuda de um veterinário para que o processo seja mais tranquilo e eficaz.

  • Raimunda Nonata Alves de Sousa disse:

    Meus patudinhos estão cheios de carrapatos e pulgas tô tirando na mão mesmo mas não acabá vou ver se consigo os remédios pois é o meu quintal tá emfestados

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Raimunda, como seu quintal está enfestado, a primeira coisa a se fazer é limpar todo o ambientes – no quintal e dentro da casa. Depois, com o ambiente limpo, é hora de tirar os carrapatos dos seus patudinhos.

  • Carla santiagao disse:

    Oi Boa noite!
    Sempre sempre eu coloco remédio dou banho com sabonete apropriado mas sempre volta as pulgas os carrapatos.o que fazer ??

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Carla, a dica é cuidar do ambiente antes de tudo. Faça uma limpeza geral na casa, em todos todos os cantinhos e moveis, inclusive no quintal. Depois, com o ambiente limpo, é hora de tirar o carrapato do seu pet. Se o ambiente não estiver limpo, você vai tirar e outros vão vir.

  • Auzicleide Lima Inocêncio Silva disse:

    Qual o nome dos remédio mas eficazes para o corpo e local com bom valor pos tenho 14 que tirei da rua obrigado?

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Auzicleide, primeiramente, parabéns pelas adoções e todo esse cuidado!
      Nossa dica é começar o processo com uma grande limpeza em todo o ambiente, desde o quintal, até as cortinas e tapetes. Com o ambiente limpinho, é hora de escolher o melhor procedimento para tirar os carrapatos dos seus companheiros. Em relação a medicação, o ideal é conversar antes com um médico veterinário.

  • Boa tarde.
    A minha cachorrinha está com a doença do carrapato.
    Levei na veterinária e ela a medicou.
    Entretanto, gostaria de saber como faço para exterminar de vez os carrapatos da minha casa, sem prejudicar a minha cachorrinha e o gatinho.

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Boa tarde, Maria.
      Para acabar com os carrapatos escondidos no ambiente, você pode seguir as super dicas desse post.
      Através do Talco ou do Spray, você consegue resultados eficientes. Mas é fundamental que você meça qual dos dois modos é mais vantajoso para você e seus pets.
      Em relação a indicação de produtos, sugerimos que você busque ajuda de um pet shop, eles conseguirão te auxiliar da melhor forma.

  • Gabrielly disse:

    Gostaria de saber qual o spray indicado para acabar com carrapatos no ambiente pois são muitos no mercado e infelizmente nem todos fazem o efeito esperado.

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Gabriely, sugerimos que você busque ajuda da pet shop mais próxima de você.
      Eles possuem várias opções e conseguirão te indicar o produto mais indicado para a sua situação.
      Desejamos sorte! <3

  • Márcio Roney disse:

    Qual a melhor maneira de limpar o ambiente? Qual o melhor produto?

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Márcio, tudo depende da situação.
      Para casos de urgência, sugerimos que você use o spray ou aerosol, seguindo as dicas que colocamos nesse post.
      Caso tenha dúvida de qual produto usar, sugerimos que você busque ajuda da pet shop mais próxima de você. Eles irão te auxiliar da melhor forma.

  • Aline disse:

    Bom dia

    gostaria de saber o que mata carrapato no ambiente?
    Não tenho cachorro mas ficou no ambiente porque minha casa estava alugada e não tem ninguém morando e preciso acabar com eles porque sobem pela parede,o que faço podem me ajudar?

  • ieda disse:

    Oque fazer quando a infestação e no vizinho e ele se recusa a tratar?

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Ieda, sugerimos que você entre em contato com a Vigilância Sanitária do seu município. Eles irão auxiliar a situação, podendo dar prazos e até mesmo multas se caso o problema não seja resolvido.
      Desejamos sorte! <3

  • Olá, boa tarde!
    Tenho um labrador e dois yorkshire, estou tendo problemas com infestação de carrapatos, tanto em um dos york como na casa!
    Li em um blog, uma receita com vinagre para eliminá-los, mas não está resolvendo!
    Meu esposo brinca comigo dizendo que eu procuro eles, mas não importa o tamanho, é carrapato, eu vejo!
    Parece um ímã, independente do tamanho eu vejo!
    Me ajude, algo que eu possa usar para pôr fim, nessa praga!
    Ah!
    Aqui em casa tenho também 8 pássaros também, além de crianças!

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Danielle, siga nossas dicas para eliminar os carrapatos do seu cãozinho e do seu ambiente.
      Shampoos, talcos, sabonetes, coleiras, sprays, comprimidos e pipetas. São excelentes soluções para evitar os carrapatos.

      Assim como existem produtos para serem aplicados nos cães, também existem aqueles que servem para infestação da praga no ambiente.
      Como o Spray ou Aerosol por exemplo.

      Conte com a gente!

  • Rozeli disse:

    Tem uma infestação de uns bichinhos minúsculos e pratos no meu quintal que estão com algumas cerâmicas quebradas e a minha cadela Dálmata está toda avermelhada nas partes de baixo e tronco. Será que são carrapatos?

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Rozeli, recomendamos que procure um médico veterinário o quanto antes, para avaliar melhor o estado avermelhado da sua cadelinha e diagnosticar um tratamento adequado, tudo bem?

      Qualquer outra dúvida, conte com a gente!

  • O que devo usar ou fazer no meu quintal para acabar com os carrapatos?

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Pamela, a primeira coisa a se fazer é descobrir o foco da infestação, pois, talvez, ele não esteja no seu quintal. Pode ser na casa do vizinho ou em uma praça onde você leva seu cão para passear, por exemplo.

      Após descobrir o foco, dois tipos de produtos podem te ajudar: os em talco e os em spray/aerosol. Os em talco ajudam a reduzir a infestação no ambiente e contam com um custo baixo, porém, necessitam de um processo mais trabalhoso, já que é preciso aplicar no ambiente pelo menos uma vez por semana.

      Os produtos em spray ou aerosol têm um custo mais alto, entretanto, o efeito é de até 6 meses. No momento da aplicação, todos os animais devem ser retirados do ambiente, voltando só após a secagem. Esses produtos, geralmente, são vendidos sob prescrição de um médico veterinário e o modo de aplicação deve ser orientado pelo mesmo.

      Seja qual for sua decisão, tome muito cuidado com as receitas caseiras que circulam por aí, pois elas podem ser perigosas e prejudicar o seu animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>