Comportamento do gato depois da maternidade

Felinos possuem uma personalidade única e isso não é novidade para ninguém. Durante o período de gestação e depois da maternidade, o comportamento do gato sofre diversas alterações que podem surpreender seus tutores; no entanto, saber identificar e respeitar cada um dos processos naturais deles é algo necessário para oferecer o melhor ambiente para a mãe e para o gato filhote.

Comportamento do gato após o parto

Após o nascimento, a mãe busca alimentar e proteger os gatos recém-nascidos. Dessa forma ela assegura a sobrevivência e o bem-estar dos felinos durante e após o desmame.

O colostro é o primeiro leite da gata. Esse alimento possui diversos nutrientes que são necessários para a formação dos filhotes, já que ajuda a fortalecer as defesas naturais dos pequenos. Por isso o seu consumo na fase inicial da vida é indispensável.

O período de amamentação exclusivamente com leite materno pode durar de 30 a 42 dias. Após essa fase é comum que a frequência da aleitação diminua por conta dos alimentos sólidos que começam a ser inseridos na dieta dos gatos filhotes.

As lambidas costumam ser a porta de entrada para a vida do filhote, já que têm o papel não só de estimular a respiração, mas também de direcionar seus filhos até as mamas. Esse estímulo também tem o objetivo de ajudar os filhotes a defecarem, já que eles ainda não possuem intestino formado.

Apesar de ter um comportamento bem parecido com o dos cães, os gatos costumam lamber mais os seus filhotes. Por conta do instinto maternal da gata, é comum que ela não se distancie dos filhotes, a não ser para satisfazer suas necessidades físicas e biológicas.

Nas 48 horas iniciais a lambedura é constante; aos poucos a frequência diminui, mas geralmente esse comportamento irá continuar até o 14.º dia.

Comportamentos do gato causados por deficiência de cálcio

gestação de gata ainda pode apresentar alguns comportamentos raros. A agressividade tanto aos filhotes quanto às pessoas pode acontecer por causa da falta de cálcio no sangue devido à amamentação.

Por isso a visita ao veterinário é indispensável. Ele será responsável por indicar o melhor suplemento de cálcio e, assim, manter o comportamento felino dentro dos padrões agradáveis para todos os envolvidos nessa fase de vida da gata mãe.

Como se preparar para a chegada dos filhotes de gato

Preparar com carinho um lugar especial para a chegada dos novos membros da família é fundamental. Procure escolher um local calmo, sem circulação de pessoas e onde a gata já goste de ficar. Uma caixa será de grande serventia para a nova família, que deverá servir como um abrigo quente e bastante confortável.

Para saber mais sobre outros comportamentos dos gatos, clique aqui.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.