Cuidados com pelagem de cachorro

Deixe um comentário

Não tem como não admirar um cão com o pelo brilhante e macio, não é? Mas vale destacar que cuidar da pelagem de cachorro vai além da estética, é também uma maneira de preservar a saúde do animal, pois a higienização ajuda a evitar determinadas doenças caninas. Além disso, estes momentos de cuidado irão estreitar ainda mais os laços de companheiros entre você e seu cão.

Influência da alimentação dos cães

Quando falamos em cuidados com pelagem de cachorro, logo pensamos na escovação, banho e tosa, mas você sabia que a alimentação canina desempenha um papel importantíssimo neste contexto? A alimentação do cão é a base de qualquer cuidado com sua saúde e aparência. Uma ração canina de qualidade, com todos nutrientes que seu animal precisa para atender suas necessidades nutricionais, também influenciará na saúde da pelagem de cachorro.

A Naturalis é uma ração natural para cães com a qualidade premium especial, que é livre de corantes e conservantes artificiais. Além disso, trata-se de uma alimento completo e balanceado, enriquecido com óleo de alecrim e abacate (não temos mais esse ingrediente no produto, foi substituído pelo azeite de oliva), gorduras nobres e outros nutrientes que deixam a pelagem do seu cão muito mais bonita.

Escovação da pelagem de cachorro

A escovação da pelagem de cachorro é um cuidado importante, pois elimina os pelos mortos, mantém a pelagem limpa por mais tempo e desembaraça os fios (no caso de cães com pelo longo).  A escovação correta e feita com a frequência certa ajuda na manutenção do banho e facilita o crescimento saudável de pelo novo.

O tipo de escovação e de instrumento usado depende do tipo de pelo do cão:

Pelos longos: Dê preferência para o uso de escovas de aço, para que desembarace os nós com mais facilidade. A escovação deve ser feita seguindo o sentido do pelo e com uma frequência diária.

Pelos curtos: É indicado que se escove na direção do pelo com uma frequência semanal ou conforme o tutor sentir necessidade. As escovas com cerdas firmes e próximas ou rasqueadeiras são as mais indicadas para este tipo de pelo.

Tosa de pelagem de cachorro

A tosa pode ser vista como um cuidado estético, entretanto, está muito mais relacionada a higiene animal, principalmente no caso da tosa higiênica, em que são raspados os pelos em torno dos genitais.

Existem raças que não devem ser tosadas e outras que precisam para diminuir o acúmulo de sujeira na pelagem. A frequência depende do comprimento do pelo e deve feita por profissionais especializados e nunca em casa.

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>