Cuidados durante a gestação de cadela

Deixe um comentário

A gestação da cadela é um momento delicado para ela e para nós, que precisamos tomar todos os cuidados necessário para garantir que tudo ocorra com segurança para nossa companheira e também para os pequenos filhotes que virão. A alimentação canina, o acompanhamento veterinário e as doses extras de amor e carinho estão na lista de cuidados mais importantes com sua lindinha.

Para dar todo o suporte que sua companheira precisa durante a gestação é fundamental conhecer bem as particularidade dessa fase e as novas necessidades dela. Por isso, vamos passar todas as coordenadas para que esse momento seja o mais tranquilo possível.

Check-up de cadela antes da gestação

Devemos ressaltar que os cuidados com a cachorra prenha devem começar ainda antes da gestação e, por isso, é fundamental que ela seja planejada. Ao decidir pela cruza, você deve começar um período de preparação que se inicia com uma visita ao veterinário para uma avaliação sobre a condição da cadela – o objetivo desse cuidado é determinar se a cachorra está preparada para uma gestação.

Vacinação e escolha do macho

Para minimizar os riscos durante a gestação canina, é imprescindível que a fêmea esteja com a carteirinha de vacinação em dia. O mesmo vale para o macho, que deve ser escolhido com muita cautela, levando em consideração a raça, o porte e a saúde do animal.

Como saber se a cadela está prenha?

Apesar de existirem alguns sinais que indicam a gestação da cadela, apenas um veterinário poderá dar o diagnóstico preciso por meio de um exame de ultrassom realizado 25 dias após a cruza. Existe, ainda, a opção de fazer um exame baseado na palpação da fêmea após os 35 dias de gravidez.

Alimentação de cadela gestante

A gestação canina dura entre 59 e 64 dias e, durante esse período, é importante dedicar uma atenção especial à alimentação da sua companheira. Opte sempre por uma ração natural sem a adição de corantes e conservantes artificiais para que ela não consuma compostos químicos.

Como Naturalis, que possui uma linha completa para a nutrição da sua cadela, além de ser um alimento 100% natural, a ração é desenvolvida com proteínas provenientes de fontes nobres que proporcionam melhor aproveitamento nutricional e ainda é enriquecida com vitaminas e sais minerais. No que diz respeito à quantidade de ração para cadela prenha, é importante que você siga as indicações do veterinário que acompanha sua fiel amiga.

Em alguns casos pode-se fazer o uso da ração natural para filhotes Naturalis Frango, Peru & Frutas Filhotes durante o período de gestação até o desmame; isso porque é uma fase em que a cadela precisa de mais energia, e a ração para filhotes possui uma quantidade maior de proteínas. Mas, para fazer isso, é importante consultar um veterinário.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>