Gato com fraqueza nas patas traseiras

Depois de horas deitado, seu gato finalmente se levanta, mas parece que há algo de errado! Você vê seu gato com dificuldade de andar. Quais as causas da fraqueza nas patas traseiras do gato?

Talvez ele tenha dado um mau jeito! Ou pode ser algum problema muscular. Mas é necessário ter atenção.

Entre as diversas interpretações, temos dois problemas mais sérios e muito comuns: alteração no sistema motor e problemas nas articulações.

Mas as explicações vão muito além de suposições. Por isso busque sempre o diagnóstico de um veterinário. Pois existem diversos motivos que causam a dificuldade de andar. Mas o sucesso do tratamento depende da identificação certeira da causa.

O que causa fraqueza nas patas traseiras do gato?

Os veterinários associam a fraqueza nas patas traseiras de gato a:

  • infecções no ouvido,
  • uma possível pancada,
  • alimentação errada
  • ou também a problemas na coluna vertebral.

Atente-se aos sinais! Pois Gato cambaleando ao caminhar é um sinal de patas traseiras com fraqueza.

Entre os principais fatores que causam o enfraquecimento, estão:

Otite no gato causa perda de estabilidade nas patas

Muita gente não sabe, mas o aparelho auditivo controla tanto o equilíbrio humano quanto o dos animais. Por exemplo: um problema no aparelho auditivo pode causar a perda de estabilidade das patas. Dessa forma, o felino não consegue andar nem mesmo ficar em pé.

A otite é uma infecção no ouvido, e pode ser uma das causas do desequilíbrio em gatos. Embora as infecções de ouvido leves e externas não causem sintomas muito graves, complicações podem ocorrer. No caso de uma infecção se complicar e afetar o ouvido médio, poderá levar a uma ataxia. É a perda de controle muscular, pois afeta diretamente todos os movimentos musculares de um gato.

Traumatismo pode se confundir com fraqueza nas patas do gato

Infelizmente os gatos podem levar pancadas ou sofrer quedas, que causam danos internos. É difícil para o tutor identificar algum ferimento.

Então, mesmo que não consiga ver o machucado, encaminhe o animal imediatamente a um veterinário.

A gravidade de uma lesão não pode ser medida por um machucado. Sempre que notar algo de diferente no comportamento dele, siga para a avaliação de um profissional.

Problema na coluna causam fraqueza

Um problema no sistema nervoso também pode ser a causa do gato cambalear, com fraqueza nas patas traseiras ou movimentando-se pouco no geral. Alguns órgãos do corpo dos animais, que ficam localizados na cabeça, são responsáveis por movimentá-los. Portanto problemas nervosos ou cerebrais podem desenvolver situações que impedem o gatinho de andar.

O equilíbrio está intimamente relacionado aos órgãos da orelha, portanto, além da otite, o dano ao sistema que controla os movimentos do corpo pode ser outro motivo por trás da oscilação do animal.

O que fazer quando notar o gato mancando?

Depois de saber das possíveis causas de ter seu gatinho mancando, o primeiro passo é observar e ver onde ele pode se encaixar entre os cenários apresentados. Muitos casos são simples, mas a ida ao veterinário é sempre muito recomendada para certificar-se de que nada há nada grave.

Com o problema já diagnosticado e previamente tratado, aproveite e mude a alimentação do gato. A qualidade da ração reduz as chances de uma intoxicação alimentar e interfere diretamente na longevidade e saúde de qualquer animal.

Caso tenha alguma dúvida sobre a alimentação do seu gato, pergunte ao Dr. Naturalis.

Como a falta de nutrientes pode afetar as patas de gato?

A falta de nutrientes adequados para a idade e porte é responsável, em parte, pela redução da imunidade do organismo como um todo, tornando os órgãos e estruturas mais fracos e suscetíveis a problemas futuros.

Por essa razão, precisamos estar sempre muito atentos à qualidade dos alimentos que damos ao nossos gatinhos. Focar em rações mais naturais e livres de conservantes é sempre a melhor opção. Contando com ingredientes especiais, você dificulta o surgimento de situações em que seu gato não quer comer.

Os produtos Naturalis são pensados para uma vida mais equilibrada, com o fornecimento de todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento desde a fase filhote até a adulta. Todas as nossas rações possuem formulação 100% natural, sem corantes e sem conservantes artificiais, e também contam com diversos sabores para agradar ao paladar de seu gatinho.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.