Gato espirrando muito: o que pode ser? O que fazer?

Perceber o seu gato espirrando muito pode ser um sinal de alerta. Um espirro de vez em quando é normal, mas caso isso se torne frequente, é importante observar e ficar atento a alguns detalhes.

O espirro pode ser provocado por irritações na mucosa nasal, sendo isto uma reação natural do organismo a partículas não desejadas. Então, ao notar seu gato espirrando, primeiro avalie se ele está em algum ambiente novo, não habitual. Às vezes, a mudança de casa proporciona o contato com ácaros que o seu pet ainda não está familiarizado. Neste caso o espirro nada mais é do que a tentativa de eliminá-los.

Alguns sintomas de gato espirrando

O espirro em gatos pode ser por vias nasais ou pela boca. Mas se notar seu gato com tosse, isto pode significar também um sintoma de irritação. Afinal, os gatos já possuem as narinas menores, não costumam respirar pela boca.

Alguns sinais são fáceis de identificar e podem ajudar o veterinário caso precise levar o gatinho a um especialista:

  • Secreção nasal presente
  • Olhos avermelhados e com secreção excessiva
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de peso
  • Falta de interesse pela comida
  • Febre
  • Tosse
  • Fadiga

Possíveis causas de gato espirrando muito

Uma das causas mais comuns para o gato espirrando muito é a infecção do trato respiratório, geralmente causada por vírus. Existem dois vírus comuns entre os felinos:

  • herpesvírus
  • calicivírus

Ambos são contagiosos entre os gatos, mas não nos afetam. Mas atenção: o estresse pode piorar os sinais da gripe de gato e aumentar a transmissão entre eles.

Quando notamos que as gripes tornam-se frequentes, vale a pena checar se seu felino tomou todas as vacinas. Pois isso pode ser um sinal de alguma infecção recorrente.

Em casos de gato gripado, é normal que ele apresente secreção nas narinas — obstruindo as vias respiratórias e ocasionando a falta de apetite.

É comum que pensemos que alergias felinas são comuns quando se trata de espirros persistentes, mas, no caso dos gatos, isso não é regra. Entretanto algumas substâncias são facilmente identificadas como irritantes para os gatos, são elas: fumaça de cigarro, areia com pó, perfumes, sprays de limpeza, bolor, pó, pólen ou até mesmo velas.

Problemas odontológicos também podem ser uma causa de espirros excessivos. A boca apresenta ligação direta com os seios nasais. Então é comum que muitos animais apresentem uma fístula que fique drenando conteúdo para outra região.

A imunodeficiência felina (FIV) é uma doença causada por um vírus que se espalha de maneira muito fácil entre os gatos domésticos. Devido a isso, merece um destaque, já que também causa espirros indesejados.

O que fazer com gatos espirrando muito?

Caso os espirros tenham sido causados por uma mudança de ambiente, é comum que o próprio organismo se adapte às novas condições e se restabeleça naturalmente.

Em ocasiões em que os espirros do seu gato são acompanhados de corrimento nasal, é importante ficar atento e levá-lo ao veterinário, pois é difícil saber o estágio da gripe e isso pode estar incomodando muito o seu companheiro.

Se a origem comprovada for alérgica, provavelmente seu gato usará um anti-histamínico ou anti-inflamatório; mas se for infecciosa, um antibiótico será provavelmente a opção do veterinário.

Vale lembrar que não se recomenda medicar seu bichano sem antes consultar o veterinário. Em todos os casos, um acompanhamento especializado é sempre a melhor opção.

Melhor ração natural para gatos

Para garantir a saúde do seu felino, é sempre importante manter uma rotina de visitas regulares ao veterinário. Além disso, cuide para que seu companheiro receba uma alimentação de qualidade.

Naturalis possui uma linha de rações completa para atender todas as  necessidades nutricionais do seu gato. Os alimentos são desenvolvidos com ingredientes de fontes nobres que ajudam a garantir boa digestibilidade e altos índices de aproveitamento nutricional. Conheça todas as rações para gatos com formulação 100% natural.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.