Gato miando alto. O que significa e o que fazer?

Deixe um comentário

Seu gato está miando alto? Saiba que esse problema de comportamento dos gatos pode ter várias razões e é importante que você observe seu felino, pois miar é uma das formas que ele tem para se comunicar. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo.

Sons de gato: quais são os tipos mais comuns?

Sabia que há mais de 30 sons de gato, sendo 19 variações do famoso “miau”? Por isso entender o que eles querem dizer não é uma tarefa tão simples assim. Preparamos uma lista com os motivos mais comuns para que o miado do gato ocorra:

  • Miado para pedir atenção: esse miado acontece quando eles querem chamar a sua atenção, seja para receber um carinho ou brincar.
  • Miado de dor: se um gato está com dor, a forma de avisar seu tutor será por meio do miado excessivo. Em casos como esse, agir rápido pode fazer a diferença. Leve-o ao veterinário imediatamente.
  • Miado de fome: esse tipo de miado os donos de gato costumam conhecer bem, né? Você notará que o gato se aproxima, fica circulando em torno de você e depois que a ração é servida, ele come e fica tranquilo.
  • Miado para entrar: o gato está miando para a porta? Se a resposta for sim, significa que está na hora de abrir, viu? Eles não são muito fãs de portas fechadas e adoram transitar pela casa.
  • Miado de medo: já viu um gato com medo? Então certamente você sabe identificar esse tipo de miado, até porque ele costuma ser incessante. Situações estressantes, como uma ida ao veterinário, podem dar início a esse comportamento.
  • Miado de ansiedade: geralmente, esse miado ocorre quando os gatos ficam sozinhos. O fato de ouvir barulhos na casa e não identificarem a presença do tutor é a causa da ansiedade neles.
  • Miado de alerta: uma das principais características do gato é ser territorialista, portanto, será difícil invadir aquele território sem ser notificado pelos miados de alerta, que, por sua vez, são bem altos!
  • Miado de cio: reconhecer quando uma gata entra no cio é fácil; sua forma de miar muda — o som se torna muito mais alto e constante.

Gato miando alto: como controlar a situação?

Conviver com um gato miando alto pode ser extremamente estressante, não é mesmo? Quando são adultos, identificar o motivo do miado é mais difícil, por isso observar e entender o contexto acaba facilitando a solução do problema.

Sabemos que os gatos são animais independentes, mas isso não quer dizer que não sintam falta de seus tutores, pelo contrário. Quando recebem amor e carinho, eles se acostumam com aquela rotina e não gostam de ficar sozinhos. Nesse caso, temos uma dica muito válida: quando for sair e não ficar ninguém em casa, deixe a TV ligada para que o pet não se sinta sozinho.

Procure sempre deixar comida e água à disposição do seu companheiro, pois esse também pode ser o motivo da reclamação. Assim como nós, eles ficam estressados quando estão com fome e isso acaba refletindo na mudança de comportamento.

Mas não se engane, os gatos são espertos! Eles também observam o nosso comportamento, viu? Muitos felinos conseguem nossa atenção quando miam e, na maioria dos casos, esse é o maior problema, pois eles podem aproveitar essa tática sempre que possível.

A dica é não dar atenção a ele sempre que miar, mesmo sendo uma missão quase impossível (como dizer não para uma carinha tão fofa, né?) mas acredite, esse é o caminho! Dessa forma, o gato entende que não adianta agir assim e vai parar de miar com tanta frequência.

Não é fácil controlar essa situação, mas com paciência e muita observação é possível entender o que seu gato está querendo te dizer.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>