Gato não para de miar: o que está acontecendo?

Deixe um comentário

Seu gato não para de miar, e por isso você chegou até aqui. Com certeza, não é a única pessoa com dúvidas e procurando respostas sobre o assunto.

O miado de gato pode significar muito mais do que você imagina — ele pode estar querendo comunicar fome, dor ou apenas pedindo para você abrir a porta de casa. Afinal, gatos precisam “conversar” com seu tutor, e como infelizmente eles não falam, é miado pra todo lado.

Por que o gato não para de miar?

Todo animal precisa se expressar de uma forma — ou diversas formas. Por exemplo, nós nos comunicamos pela fala, pela arte, e por aí vai… Os felinos usam o miado como meio de comunicação e fazem dele seu maior aliado para dizer o que querem ou avisar que algo está acontecendo.

Para exemplificar melhor, separamos as situações mais comuns em que gatos usam seu miado para dizer algo:

  • Olá - Gatos são educados! Costumam miar quando o tutor chega em casa;
  • Calor - Se notar que em dias mais quentes o gato não para de miar, pode ser calor, ofereça água fresca;
  • Cio - Gato no cio tem um miado agudo, bem parecido com um berro;
  • Dor - Gato chorando ou miando alto de forma repetitiva pode indicar dor — apalpe levemente seu corpo e caso perceba que ele sentiu algum incômodo, vá direto ao veterinário, possivelmente é indicativo de dor;
  • Fome - Esse é o mais comum, geralmente curto e bem alto.

O que fazer quando o gato não para de miar?

Leve em consideração o seguinte: gatos são mais espertos do que podemos pensar, sabem que miando muito mais cedo ou mais tarde vão conseguir o que querem. Dito isso, vamos seguir.

Caso perceba que o felino está chamando sua atenção, você pode optar por ignorá-lo. Sim, sabemos que isso não é tão bacana, mas existe um motivo muito bom para isso.

Espere que o gato pare de miar, minutos depois você pode fazer o que ele estava pedindo, seja um carinho, petisco etc. Com o tempo, ele vai aprender que não adianta miar constantemente para ganhar algo, e aos poucos vai diminuir a vocalização.

Mas pode ser que o gato miando muito signifique uma outra coisa: carência ou ansiedade, por exemplo. Nessa situação, é importante que você dê mais atenção ao animal, interaja mais e siga alguns passos bem bacanas que vamos deixar abaixo:

  • Brinque - Faça com que ele mude o foco por meio de brincadeiras e atividades bacanas, vai deixar ele bem feliz e com aquele sono gostoso;
  • Descanse - Prepare um cantinho bem confortável e quentinho para o felino descansar sua beleza;
  • Inove - Crie ambientes que possam ajudar o animal a gastar mais energia. Compre ou construa móveis para ele — caixas de papelão já ajudam muito.

Gato filhote miando muito é bem comum, então não se assuste. Por serem novinhos, ainda não sabem se expressar tão bem. Tenha paciência, o pequeno está em um novo ambiente, e, muitas vezes, sem a mãe. Tudo isso gera insegurança e inquietação, procure dar muito carinho, comida, água e um lugarzinho bem confortável e quentinho.

O que é o ronronar do gato?

É um som áspero que os gatos emitem, na maioria das vezes, em momentos de felicidade e satisfação, como quando recebem carinho.

Essa trilha sonora de fofura já levantou muita discussão entre especialistas e cientistas. Muitos achavam que o ronronar estava ligado ao fluxo de sangue para a veia cava inferior, uma veia que carrega sangue desoxigenado para o lado direito do coração.

Porém pesquisas apontam que é mais provável que o barulho saia dos músculos da laringe do gato. E como funciona? Conforme os gatos se movem, a glote (parte da laringe que protege as cordas vocais) dilata, e, dessa forma, o ar vibra toda vez que o gato respira. Assim nasce aquele ronrom que conquista qualquer um.

Qual o som que o gato faz?

O miado de gato é a forma de comunicação mais conhecida por nós, mas não a única. No mundo dos felinos, encontramos ainda outros sons, que precisam ser interpretados de acordo com o contexto em que o animal está. Veja abaixo:

  • Miado calmo - gato quer atenção;
  • Gato ronronando - felicidade, satisfação de receber carinho;
  • Rosnado do gato - significa que o gato está com raiva;
  • Uivo - sinal de que ele pode atacar, portanto é melhor se afastar;
  • Murmúrio - gato está demonstrando gratidão.

Agora que já sabe porque o gato não para de miar, sempre que ouvir alguma dúvida ou questionamento sobre o miado de gato vindo por parte de algum tutor, envie este artigo à pessoa.

Entender os gatos é uma das formas mais eficazes de melhorar a qualidade de vida deles.

Conheça nossos produtos

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*