Gato recém-nascido: cuidados nas primeiras semanas de vida

Deixe um comentário

Você acabou de adotar um gato recém-nascido? Sua gata deu cria? Resgatou um felino da rua? Seja qual for a situação é importante saber quais devem ser os cuidados com esses pequenos no início da vida.

Os felinos são frágeis, principalmente nas primeiras semanas de vida. Eles têm algumas necessidades especiais quando o assunto é alimentação, higiene e outros detalhes importantes para seu desenvolvimento. Quer tirar suas dúvidas? Continue lendo esse artigo!

Como cuidar de gatos recém-nascidos órfãos

Sabemos como é triste encontrar um gato recém-nascido abandonado por aí. São muitos os riscos para um animal tão pequeno e frágil. Por isso, se encontrar um gato nessa situação, você precisa agir de forma rápida! Leve-o ao veterinário imediatamente para que ele possa ser avaliado, só assim você saberá o real estado de saúde dele e receberá as orientações adequadas quanto à alimentação e os cuidados necessários nessa fase.

Indicamos que você tire todas as suas dúvidas na consulta, até as mais simples, pois pode fazer toda a diferença nesse momento crucial da vida do felino.

Antes de levar o gato ao veterinário, lembre-se de mantê-lo aquecido, pois quando são recém-nascidos, eles não conseguem regular a temperatura corporal e isso pode se tornar um problema.

Mas a solução é simples: envolva-o em uma manta quentinha e acomode-o de uma forma confortável. Somente cuidados especiais e o tratamento sugerido por um veterinário poderão salvar a vida de um gato recém-nascido em condições precárias.

Primeiros cuidados com gato recém-nascido em casa

Sua gata deu cria? Então é hora de preparar a casa para receber os filhotes recém-nascidos. Após o retorno do veterinário, se preocupe em preparar um cantinho confortável e aconchegante para o novo integrante da família. De preferência, que seja um lugar quente e tranquilo, sem muita movimentação de pessoas. A cama ou caixa para gato, como preferir, pode ser pequena, pois assim eles ficarão juntos e quentinhos.

Os filhotes recém-nascidos órfãos devem receber cuidados especiais no que diz respeito à evacuação. Eles ainda não conseguem fazer suas necessidades de forma natural e precisam de um estímulo (geralmente é feito pela gata), mas nesse caso, é você quem vai ajudá-lo nessa missão.

Funciona assim: pegue um pedacinho de algodão e umedeça com água morna, faça uma massagem leve começando pelo tórax, seguindo para o abdômen e terminando na barriga.

Pronto! Além de ajudá-lo, ele entenderá como um ato de carinho. E nesse momento, amor e carinho farão toda a diferença no bem-estar desses filhotes encantadores!

Alimentação para gato filhote

Uma dúvida frequente é a alimentação adequada para gatos recém-nascidos, certo? O ideal é a nutrição feita exclusivamente com leite materno, mas em casos que envolvem a ausência da mãe, você precisa oferecer um alimento completo, com cálcio, fósforo e que ofereça todas as vitaminas, nutrientes e sais minerais que seu gatinho precisa nessa fase. Após 8 semanas de vida, já é feito o desmame e a introdução de uma ração seca,  Naturalis Gatos Filhotes Peixe & Frango é a opção ideal para o seu gatinho ter um crescimento saudável.

 

 

 

Um alimento 100% natural que auxilia no crescimento saudável e proporciona mais energia e vitalidade para o seu filhote.

 

 

 

 

Lembre-se: essa é uma das fases mais especiais, então aproveite para viver muitos momentos felizes e cheios de carinho com o seu novo companheiro!

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>