Gatos bebendo água: quantos bebedouros colocar?

2 Comentários

Se você não vê muito seu gato bebendo água, talvez seja o momento de dar mais atenção a isso. Os felinos precisam ingerir a quantidade ideal de água por dia para evitar problemas renais que são comuns, principalmente após a castração do gato. Mas, se você tem um gato em casa, sabe que eles são bastante exigentes e não são grandes fãs de água – por isso você vai precisar fazer alguns esforços para garantir que eles tenham a hidratação correta.

Diferentemente do que muita gente pensa, cuidar da hidratação do gato não é apenas deixar uma tigela de água abandonada ao lado do pote de ração. Para entender o hábito dos gatos é bom voltar um pouco na história e conhecer os comportamento dos ancestrais felinos. Na natureza, esses animais têm o instinto de buscar por água limpa, fresca e de preferência corrente.

Não é raro ver um gato tentando aproveitar algumas gotas de água de uma torneira mal-fechada e é a felicidade total quando você dá aquela ajudinha abrindo mais e liberando mais água. Qualquer um entenderia isso como falta de água na tigela do seu companheiro, mas não é bem isso. Na maior parte das vezes, o animal está com toda a água que precisa disponível, mas gatos não se contentam com qualquer coisa e se aquela água da tigela não estiver fresca, são grandes as chances de ser rejeitada.

Por isso, tenha sempre o cuidado de deixar água fresca e limpa disponível. Para facilitar o acesso do gato à água, uma dica importante é espalhar bebedouros pela casa. Não existe uma quantidade certa de tigelas de água, mas o ideal é que tenha uma em cada cômodo frequentado pelo animal.

A troca de água dos bebedouros para gatos deve acontecer pelo menos uma vez por dia em períodos mais frios e duas ou mais em estações quentes. Se puder investir em uma fonte de água para gato é interessante, pois aumenta o interesse do felino, já que a água será corrente.

Quantidade ideal de água por dia para gatos

A quantidade de água que o gato deve beber diariamente para manter sua saúde em dia depende do seu peso e da época do ano. Em geral, em dias mais quentes é normal ver seu gato bebendo água com mais frequência.

O ideal é que o felino consuma cerca de 50 mL de água para cada quilo. É importante destacarmos que isso pode variar, e por isso não há motivos para preocupação caso note que o pequeno tomou menos água em um dia e mais em outro. Os extremos que são preocupantes – por isso, atenção se a ingestão for exagerada ou se notar uma diminuição drástica.

Outro fator que influencia na quantidade ideal de água por dia para gatos é a alimentação felina. Os animais que consomem ração sólida precisam de mais líquido se compararmos com aqueles que recebem apenas ração úmida, já que esse alimento possui maior quantidade de água em sua composição.

,

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>