Glaucoma em gatos: sintomas e tratamento

Quando se trata da saúde de nossos gatinhos, todo cuidado é pouco, não é verdade? Então, é muito importante estarmos em dia com as visitas ao veterinário e sempre ficar de olho no comportamento do nosso bichano. Pois a maioria das doenças, como o glaucoma em gatos, pode-se tratar facilmente quando diagnosticamos cedo.

Busque sempre a orientação do veterinário. As informações abaixo são para conhecimento primário e com o objetivo de reduzir a desinformação sobre o assunto.

Glaucoma em gatos

glaucoma em gatos é um problema que afeta os olhos dos nossos felinos, que pode danificar sua visão. É mais presente em gato idoso. Além disso, alguns fatores que causam a doença são o aumento da pressão no olho e a produção excessiva de fluidos nessa mesma região. Esses dois fatores podem causar perda parcial da visão e, posteriormente, cegueira.

Normalmente, os tutores demoram bastante para notar o início do glaucoma que infelizmente dificulta o tratamento da doença. Por isso mostramos a você os sintomas de glaucoma em gatos e mais abaixo o tratamento.

Sintomas de glaucoma em gatos

São poucos os sintomas visíveis, mas notar que o gato está esbarrando nas coisas já é um grande sinal, tendo em vista que geralmente a perda parcial da visão é o início da doença.

Mas um dos sintomas avançados de glaucoma em gatos a tonalidade do olho acinzentada ou azulada dos olhos.

Outros sinais que podemos observar é se a pupila está dilatada e se tem dificuldade de reagir à luz.

Pequenos detalhes que são mais gerais podem alertar caso esteja com a desconfiança da doença:

  • Falta de coordenação;
  • Tonturas;
  • Mudanças bruscas de comportamento;
  • Vômito;
  • Náuseas.

O glaucoma em gatos é uma doença silenciosa, mas com um poder de evolução muito rápido. Assim que notar qualquer sintoma descrito acima, encaminhe o pet imediatamente para o veterinário. A rapidez do diagnóstico vai influenciar no sucesso do tratamento.

Tratamento do glaucoma felino

Depois do diagnóstico feito, o tratamento depende do estágio da doença.

Embora o progresso da doença seja interrompido, fica difícil dizer se o glaucoma tem cura, pois, uma vez perdida parte da visão, já não é possível recuperá-la novamente.

Para casos mais simples, o tratamento básico é a aplicação de um colírio para gatos. Também é possível a prescrição de analgésicos, antibióticos ou anti-inflamatórios que aliviam a sensibilidade e a dor na área. Mas se a doença do gato estiver em um estágio mais avançado, uma cirurgia a laser é recomendada.

Outros problemas de visão dos felinos

As doenças oculares em gato mais comuns são:

  • Atrofia da retina: é a perda da capacidade da retina de funcionar corretamente devido ao enfraquecimento do seu tecido.
  • Conjuntivite: essa é a doença mais comum em gatos e é altamente contagiosa. Seus sintomas são olhos lacrimejantes e vermelhidão. A causa costuma ser consequência de uma doença das vias respiratórias provocada por bactérias ou vírus.
  • Glaucoma: é a pressão excessiva de líquido dentro dos olhos, podendo causar seu endurecimento e dificuldade de enxergar. Essa enfermidade exige tratamento imediato.
  • Fungos, vírus, e bactérias: Algumas doenças são provocadas por esses agentes, e um exemplo de doença que não está ligada exclusivamente à questão ocular, mas sim ao corpo todo, é a AIDS felina, causada pelo vírus da imunodeficiência felina. Em geral, doenças causadas por fungos e bactérias geram secreções dentro do olhos, mas podem levar também à cegueira em gato.
  • Cataratas: Pode ser um problema que já nasce com o animal e geralmente se apresenta em gatos mais velhos ou diabéticos.

Alimentação como forma de prevenção de doenças

O excesso de peso, uma alimentação não saudável e uma vida sedentária são fatores que ajudam no aparecimento de doenças em gatos. Com todos esses estudos, cada vez mais se faz necessária a preocupação com uma alimentação de qualidade e rica em nutrientes imprescindíveis para cada fase da vida de seu gatinho.

A escolha da ração que acompanhará seu felino é de extrema importância. Tente levar em consideração as preferências alimentares do animal e claro, a qualidade da ração. Procure fornecer um alimento que auxilie no processo digestivo, que possua proteínas de qualidade e tenha vitaminas e fibras em sua composição.

As rações Naturalis são livres de corantes e conservantes artificiais, com formulação 100% natural. Com uma variedade de produtos, a marca dispõe dos sabores peixe e frango para filhotes, frango e vegetais e salmão e frutas para adultos, e frango e peru para castrados. As rações são divididas de acordo com a idade do animal. Também é possível calcular a quantidade de ração ideal para seu gatinho de acordo com sua fase de vida, peso e grau de atividade física. Assim, ficou fácil cuidar bem e com carinho de seu pet.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.