Guia para cachorro: como escolher a ideal?

Deixe um comentário

Seu companheiro também adora um passeio? Para que esse momento seja seguro e confortável, vamos dar todas as dicas que você precisa saber na hora de comprar uma guia para cachorro. Caso o seu amigo ainda não tenha, providencie uma, pois se trata de um acessório fundamental para a segurança durante os passeios com o cachorro.

Tipos de guia para cachorro

Ao escolher a melhor guia para cachorro considere que ela precisa deixar você e o cão confortáveis durante os passeios, mas também deve garantir a segurança. Existem diferentes modelos e materiais; conheça as características de cada uma.

Guia de couro para cachorro — são as mais resistentes, podendo durar a vida toda se forem bem cuidadas. É importante que você se lembre de nunca guardar a guia molhada ou úmida, pois ela pode manchar e mofar. Com o tempo de uso, a guia de couro vai ficando mais macia e confortável para você segurar.

Guia de corda de algodão para cachorro — são confortáveis e indicadas tanto para passeios quanto para treinamentos.

Guia de nylon para cachorro — são bastante comuns e podem ser encontradas em diferentes modelos e tamanhos.

Esses materiais são os mais comuns por serem flexíveis e resistentes. Mas, em qualquer umas dessas opções é importante ficar de olho no fecho que liga a guia à coleira. Com o tempo de uso ele pode apresentar defeitos e deve ser trocado.

Qual o tamanho certo da guia para cachorro?

Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao comprimento da guia. O ideal é que esse acessório para cachorro ofereça liberdade de movimento ao animal, mas que também permita o seu controle.

Guias muito curtas podem criar aquele típico problema dos passeios com o cachorro: ele fica o passeio todo puxando você. O ideal é uma guia de 1,5 a 2 metros. Esse comprimento permite que o animal se distancie para interagir com outros animais ou para farejar algo com liberdade.

Guia para cachorro de acordo com porte

Outro assunto que merece atenção ao escolher a guia é o porte do animal. Quanto maior o cão, maior a força e mais resistente deve ser a guia.

Guia para cachorro de grande porte — os cães de grande porte e principalmente os de porte gigante precisam de uma guia de alta qualidade, pois são fortes e com um impulso podem estourá-las. Dê preferência para acessórios reforçados e não deixe de inspecionar a qualidade do fecho.

Guia para cachorro de pequeno porte — podem ser mais finas e simples; mas considere seu conforto, pois guias finas demais podem causar desconforto ao segurar durante os passeios.

Guia para cachorro, coleira e vacinas em dia

Não tem como passear com o cachorro sem que ele esteja devidamente equipado com sua coleira e guia. Esses acessórios permitem a mobilidade do animal, mas sob o seu comando. Tomando todos os cuidados necessários você evita imprevistos e acidentes, como brigas com outros animais e fugas.

Outro cuidado que merece sua atenção no momento de sair de casa com o cachorro diz respeito à vacinação. É imprescindível que seu companheiro esteja imunizado, pois ele terá contato com outros animais que podem não estar vacinados.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>