Mordida de gato filhote. O que fazer?

2 Comentários

A gente só quer fazer carinho, mas acaba ganhando uma reação um pouco diferente da que esperávamos: uma mordida de gato! Apesar de ser desagradável e um pouquinho dolorido, não precisa se assustar – os felinos, principalmente os gatos filhotes, possuem esse hábito que não tem nada a ver com agressividade e pode ser controlado com algumas atitudes sua.

Quando filhotes, a mordida do gato pode acontecer por instinto ou uma forma de aliviar o incômodo dos primeiros dentinhos nascendo. O importante é que você comece desde cedo a controlar esse comportamento felino para que não se torne um problema com o passar do tempo. Se for tratado com naturalidade, o animal entenderá que poderá fazer isso sempre.

Dedicar esforços para controlar esse hábito também é fundamental para deixar sua relação com o animal mais saudável, pois se toda vez que se aproximar for ganhar uma mordida, é normal que acabe se distanciando e evitando o contato – o que não é nada bom para nenhum dos lados.

Como evitar a mordida do gato?

Os gatos filhotes mordem como uma forma de explorar os objetos, conhecer o que está a sua volta e até mesmo brincar, mas a sua mão não é lugar para isso e você precisa saber lidar com a situação para evitar as mordidas e arranhões de gato sem perder o amigo.

Muita gente acha que gatos não podem ser treinado como os cães; mas eles podem, sim. Em geral, a dificuldade para adestramento de felinos se explica no comportamento independente e falta de interesse deles para aprender. Mas, são capazes de assimilar situações e entender quando é certo e errado fazer algo.

Com isso em mente, você pode investir em um exercício baseado no comportamento condicionado, em que o gato entenderá por meio da sua reação o que pode ou não fazer.

Quando ver o gato mordendo a sua mão ou pé, mesmo que de leve, tire a mão com calma (se tirar rápido, ele pode entender que faz parte da brincadeira), afaste-se dele e diga “não” com firmeza. Repita isso se ele continuar indo atrás de você e sempre que tentar morder novamente, assim ele entenderá que, se continuar com o hábito, perderá você.

Procure oferecer um agrado sempre que o felino brincar sem morder. Também é interessante apostar em brinquedos para gatos, – eles funcionam como mordedores para aliviar o incômodo dos dentinhos que estão nascendo.

Outra dica que importante não apenas para diminuir as mordidas do gato, mas também para cuidar do seu bem-estar e saúde, é a castração felina. Esse procedimento ajudará o pequeno a ficar mais tranquilo.

Como cuidar de ferida de mordida de gato?

Geralmente, as mordidas de gato filhotes são leves e não chegam a causar ferimentos profundos; mesmo assim, é importante ter alguns cuidados para evitar possíveis inflamações.

  • Lave a ferida com água corrente e veja se a pele foi perfurada.
  • Em caso de perfuração, deixe embaixo da água por alguns minutos para limpar qualquer sujeira.
  • Aplique um desinfetante de ferida sobre o machucado com o auxílio de um algodão antisséptico. Esse cuidado ajudará a eliminar bactérias e outros micro-organismos que possam se desenvolver e causar complicações.
  • Após a limpeza, passe um pouco de creme antibiótico e feche a ferida com um curativo.

Se notar que o ferimento não está cicatrizando, procure a orientação de um profissional da saúde.

Uma das preocupações mais recorrentes quando falamos em ferimentos causados por mordida de gato é a transmissão de doenças. Por isso, devemos ressaltar a importância da imunização do felino, que evita uma série de problemas graves tanto para ele quanto para nós.

,

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>