Mudanças de comportamento após a castração de cachorro

Deixe um comentário

Muito se fala sobre a importância da castração de cachorro para o controle da reprodução, mas você sabia que uma das inúmeras vantagens desse procedimento é a mudança de comportamento do cão? A alteração hormonal, causada pela retirada dos testículos nos machos e dos ovários nas fêmeas, ajuda a diminuir os comportamentos sexuais do animal, deixando-o mais tranquilo e proporciona mais qualidade de vida ao peludinho.

Comportamento de cachorro castrado

Antes da castração, os cães têm o hábito de demarcar território urinando por toda a casa e não pode ter um descuido que eles fogem. Além disso, é comum que fiquem agitados e agressivos em determinados momentos. Esses comportamentos, que fazem parte dos instintos sexuais do cão, podem ser atenuados e até eliminados após a castração. Quanto mais cedo ela ocorrer, melhor, pois o animal não terá tempo para assimilar os hábitos.

Apesar de a castração do cachorro poder acabar com esses comportamentos, você nunca pode decidir por ela pensando que é a solução para todos os seus problemas, uma vez que nem todas as badernas do animal são provocadas pelos hormônios sexuais. O principal fator que precisa considerar para fazer a castração são os benefícios que o procedimento proporcionará a saúde e bem estar do cachorro.

Como é feita a castração de cachorro?

A castração é feita por meio de uma pequena cirurgia para retirada dos ovários nas fêmeas (ovário salpingo histerectomia) e testículos nos machos (orquiectomia). Assim, não são mais produzidos óvulos e espermatozóides, e os hormônios progesterona e estrogênio.

Para o procedimento cirúrgico, os cães recebem anestesia geral e, por isso, não precisa se preocupar, pois eles não sentem dor alguma. Após o efeito da sedação, pode ocorrer um desconforto, mas são receitados medicamentos analgésicos. O processo é bem simples, proporcionando uma recuperação bem rápida ao animal.

É importante seguir todas as orientações do veterinário no pré e pós-cirurgia para que tudo corra com tranquilidade.

Castrar cachorro ou não?

Se você é uma mãe de cachorro que ainda está na fase de reunir informações para decidir se faz a castração ou não, saiba que o importante é buscar informações e saber como funciona a cirurgia, quais os efeitos na vida do seu companheiro e quais serão as mudanças no organismo e no comportamento dele.

Os benefícios para a saúde do cão são evidentes. Diversas doenças são evitadas e, assim, o animal ganha uma expectativa de vida maior. Além disso, o estresse causado pelas oscilações hormonais não impactarão mais seu companheiro, que conseguirá ter mais tranquilidade e vitalidade em suas atividades diárias.

Diferentemente do que muita gente pensa, o animal não precisa se reproduzir pelo menos umas vez na vida e nem atingir a maturidade sexual para ser castrado. No caso das fêmeas, recomenda-se que a esterilização aconteça antes do primeiro cio. Já nos machos, pode-se castrar a partir dos três meses de idade ou consulte um veterinário. Quanto mais cedo forem castrados, melhor para a saúde deles.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>