Os cães e os sentidos

Os cães pertencem à família dos canídeos, da qual fazem parte as raposas e os lobos. Esta família de predadores possui sentidos apurados para a captura de presas e para proteção da matilha. Embora sua domesticação e o cruzamento seletivo, o que torna os cães menos dependente de seus sentidos, suas habilidades sensoriais são incríveis. Assim como em humanos e outros mamíferos, seus sentidos dividem-se em cinco. E para você saber mais como funcionamos cães e seus sentidos, nós da Naturalis Total Alimentos explicaremos a importância de cada um deles. Dá uma olhada:

O olfato dos cães

Considerado o principal sentido canino, superior a de todos os outros animais. Tal característica marcante advém das ramificações dos nervos olfativos na cavidade nasal, que ocupam 160 cm², enquanto no homem a área chega a 5 cm².

Em outra comparação, as células olfativas do ser humano chegam a cinco milhões, enquanto em um cão atingem 220 milhões. Essencialmente farejador, o nariz do cão tem um grande número de fendas permanentes, diferentes de animal para animal, como as impressões digitais. Por isso, o cão usa o olfato para a identificação individual.

Os cães possuem trinta vezes mais sensores olfativos que um ser humano. Tal capacidade apurada permite a um cão adestrado/policial, por exemplo, localizar drogas, minas terrestres e pessoas sob escombros. É devido às suas dobras convolutas que qualquer cheiro, por mais sutil que seja, pode ser capturado.

A audição dos cães 

Assim como o olfato, a audição é outro sentido bastante desenvolvido no canino, que, diferente do ser humano, ouve sons de alta frequência e baixo volume. Assim, por meio de suas orelhas direcionáveis (característica comum aos mamíferos), eles são capazes de localizar com precisão a direção e a origem do som em seis centésimos de segundos.

São ainda capazes de ouvir a uma distância quatro vezes superior a do ser humano. Tais características concedem-lhe úteis habilidades, como a capacidade de discernir com facilidade as palavras pronunciadas por seu dono, ainda que o tom da voz e os gestos não sejam desconsiderados.

A visão canina

Este sentido difere dos humanos sob muitos aspectos. Pois a visão noturna dos cães é muito mais apurada que a dos humanos. Além disso, seu ângulo de visão também é mais amplo, devido à posição de seus olhos, localizados ao lado da cabeça.

Sua visão é bicromática (ao contrário dos humanos, que é tricromática), isto é, distinguem bem apenas o amarelo e o azul, além do branco (somatória das cores) e do preto (ausência delas). Os cães não distinguem as cores vermelho, verde, rosa e laranja, então eles as veem em branco ou preto.

Os cães são mais sensíveis a luz e ao movimento, captando, com maior facilidade, algo se movendo no escuro. Contudo, possuem menor capacidade de foco e de diferenciar as cores. Em igual, enxergam em três dimensões.

A visão é ainda responsável por transmitir certas marcas comportamentais desses animais. Enquanto fitar diretamente com os olhos significa relação de entendimento e segurança, nunca fitar significa o oposto; deslocar o olhar demonstra, além de insegurança, o medo, ao passo que o olhar fixo mostra uma possível vontade de atacar.

Outros sentidos: o Tato 

O tato é pouco desenvolvido nos cães, embora seja fundamental na relação afetiva com outros animais. Junto ao olfato, é o primeiro sentido a funcionar em um cachorro na percepção extra sensorial.

Nos cães, as terminações nervosas percebem as sensações térmicas, táteis e de dor. Elas são densas e formam uma rede ligada à medula espinhal e ao cérebro. Além disso, ao tato está ligada a sensibilidade do animal, que sente mais o frio que o calor, respondendo com aceleração da respiração e a evaporação da água através da língua.

As partes responsáveis por este sentido formam uma rede nervosa concentrada na base dos pelos, que nem sempre apresentam a mesma sensibilidade. As vibrissas, pelos longos do focinho, dos supercílios e do queixo tem terminações nervosas.

Outros sentidos: o paladar 

Sentido pouco desenvolvido. Em relação com o homem, possui quase nove vezes a menos o número de papilas gustativas. Por isso, o sabor que os cães sentem está diretamente ligado ao odor. É também por esta razão que podem consumir diariamente o mesmo alimento.

De qualquer forma, é importante alimentá-los sempre com uma ração natural que supra suas necessidades. A Naturalis Total Alimentos produz rações ricas em nutrientes, preparadas especialmente para manter a saúde do seu amiguinho forte!

Agora que você conhece melhor os cães e seus sentidos, conseguirá entender seu amiguinho com mais facilidade! =)

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.