Priapismo em cães: o que é, sintomas e como tratar

Você sabe o que é priapismo, seus sintomas e como tratar os cães com esta doenca?

Quando amamos, cuidamos e preservamos o bem-estar de nossos animais, entendemos suas características e, consequentemente, sabemos identificar quando existe algo fora do normal.

Mas não é raro que doenças em pênis de cachorro surjam, tirando a qualidade de vida dos nossos amigos. O priapismo em cães, por exemplo, é um desses problemas que deve ser tratado logo que surgirem os primeiros sintomas.

O que é priapismo em cães?

O priapismo em cães tem como principal sintoma a ereção involuntária e persistente, que surge sem que o animal tenha algum tipo de estímulo sexual.

problema de ereção pode chegar a durar cerca de quatro horas, deixando o pênis do cão exposto e inchado. Apenas o médico-veterinário pode apontar um diagnóstico correto, portanto, se tiver qualquer dúvida, entre em contato com um profissional de confiança.

Como surge o priapismo?

Esse problema no pênis do cachorro pode aparecer em função de diversas questões, tais como:

  • trauma durante o ato sexual,
  • infecção,
  • lesão na medula espinhal,
  • tromboembolismo,
  • obstrução do fluxo sanguíneo no pênis
  • ou pode ocorrer sem causa definida.

Existem outras causas menos comuns, mas que valem a nossa atenção:

  • desconforto com retorno venoso;
  • cistite;
  • consumo de remédios sem prescrição.

Como tratar o priapismo?

Na maior parte dos casos, recomenda-se a castração de cachorro como tratamento. Pois além de recuperar a saúde do animal, evita problemas sérios de saúde e aumenta a expectativa de vida do cão.

O tratamento imediato pode ser realizado com compressas de gelo e medicação mas somente pode ser indicada por um médico-veterinário.

Lembre-se, sempre que notar algo de errado é preciso levar o animal imediatamente ao veterinário. Pois quanto antes iniciar o tratamento, melhores serão os resultados.

Outras doenças em pênis de cachorro

É muito importante acompanhar as informações sobre a saúde dos cães. Porque a cada dia encontramos novos dados que podem, sim, mudar a forma como cuidamos de nossos pets.

Pouco se fala sobre as doenças que causam problemas no pênis dos cães. Pode não parecer, mas é comum que diante de situações adversas os tutores não saibam exatamente o que fazer.

Acompanhe o desenvolvimento do seu amigo, faça isso de todas as formas. Mas sempre procure contar com a ajuda de um médico-veterinário de confiança. Não medique um animal sem consultar um veterinário. Pois remédios não indicados ou em dosagem errada podem causar sérios danos à saúde.

Veja aqui outras doenças.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.