Problemas de comportamento dos gatos

11 Comentários

A domesticação dos felinos fez com que adequassem alguns de seus hábitos ao nosso convívio, mas existem alguns casos em que o instinto natural do bichano fala mais alto e eles fazem aquelas baguncinhas do dia a dia que dão uma dor de cabeça chata, né? Não tem jeito, os gatos possuem um espírito mais independente e são mais difíceis de treinar que os cães. Entretanto, é totalmente possível corrigir alguns problemas de comportamento dos gatos e ter um convívio mais tranquilo.

É importante ressaltar que certas indisciplinas são estimulados por nossos hábitos e, sendo assim, você deve ter atenção ao que faz e às suas reações com o gato. Afinal, os felinos possuem uma percepção bastante apurada e notam nosso comportamento.

Vejam alguns dos comportamentos dos gatos que nos incomodam e saiba como resolver com algumas dicas simples:

Fazer xixi fora da caixa de areia para gatos

Tem surpresa mais desagradável que descobrir a bagunça que seu companheiro fez urinando no tapete da sala, na cozinha ou em todos os cantos da casa, menos na caixa de areia para gatos? Quando vemos essa cena, é aquele desespero, mas saiba que um dos principais motivos que levam o bichano a este comportamento pode estar ligado a uma atitude nossa.

A falta de limpeza na caixa de areia pode fazer com que ele rejeite o local, pois são animais muito limpos e buscam sempre um ambiente que julgam adequado para a fazer suas necessidades. Outro motivo que leva a tal indisciplina, é alguma mudança no ambiente da casa, podendo ser um novo animal, uma pessoa diferente, ou até mesmo uma mudança de casa. Para evitar este problema, cuide de deixar a caixa de areia sempre limpa e, no caso de alguma mudança que possa causar grandes impactos, tenha paciência para dar mais atenção ao gato e entenda que trata-se um comportamento normal de adaptação.

A marcação de território é um instinto natural do gato, que pode levá-lo a urinar por toda a casa, principalmente em períodos de cio. Para corrigir este comportamento, muitos optam pelas castração do animal.

Caso nenhum destes motivos explique o gato fazer xixi fora da caixa, fique atento, pois pode se tratar de uma doença relacionada ao trato urinário, então, é imprescindível buscar ajuda de um veterinário.

Meu gato arranha tudo!

Se você já se conformou que seu bichano vai arranhar seu sofá novo, o tapete e as cortinas, pode mudar de ideia, pois este problema de comportamento dos gatos tem solução. Arranhar faz parte do instinto natural do felino e eles fazem isso como uma forma de gastar energia, lixar as unhas ou mesmo marcar território. A solução para você não ter sua casa inteira marcada, não é fazer com que o gato deixe de arranhar e sim direcionar este hábito para onde ele pode fazer isso. Compre um arranhador de gato e busque atraí-lo para o brinquedo.

Mordida de gato

Ganhar uma mordida de gato enquanto são filhotes é tranquilo e revela que estão à vontade, mas é importante saber moderar isso logo na fase de filhote pois, se levarem este comportamento para a vida adulta, pode causar machucados mais graves. Por isso, aja com firmeza ao ver o gato mordendo e se esforce para que ele pare.

,

11 Comentários

  • Alba disse:

    Realmente, quando a caixa de areia está suja, os meus gatos ficam andando em círculos. Se eu não correr logo para limpar a caixa, terei surpresa desagradável!

    Mas tem as rebeldias também! Mas amo meus monstrinhos!

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Alba, é sempre bom evitar essas “surpresinhas”, não é mesmo?
      Mas não tem jeito! Esses danados nos transbordam de amor. <3

  • Gostaria de saber pq os gatos gostam tanto de ” mamar” os cobertores macios de microfibra!

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Vera, os felinos apresentam esse comportamento de forma instintiva. Geralmente, quando estão estressados (ou não), eles buscam uma forma encontrar o mesmo tipo de satisfação que eles encontravam na fase filhote quando eram amamentados pela mãe.
      É essencial evitar deixar que eles usem qualquer tipo de tecido desfiável, pois existe um perigo real de ingerir parte do tecido, o que pode ser prejudicial à saúde dele.

      • Michelle disse:

        A minha procura a minha orelha pra mamar quando ela tá no auge do sono dela e dorme assim… Desde o quinto dia dela comigo, adotei ela tinha 2 meses… Foi achada na rua…

        • Naturalis - Total Alimentos disse:

          Michelle, esse comportamento pode ser consequência da ausência da mãe na fase filhote.
          Caso o comportamento insista, sugerimos que você busque por um especialista em comportamento animal. Após um diagnóstico correto da situação, ele irá conseguir te auxiliar da melhor forma.

  • Nilda disse:

    Olá, meu gato Caco, urina o apartamento todo, ele já foi cadastrado, mesmo assim não adiantou, além de arranhar…Tudo. Conversei com a veterinária, mas ela não deu atenção. O meu outro gato Félix, me morde sem motivo aparente. Adorei a sua explicação, obrigada!!!

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Nilda, a comportamento do Caco pode ser consequência de vários motivos.
      O que aparenta, é que o Caco está tentando provar que ele é o dono do pedaço. Já que a urina dos felinos servem como marcação de território.
      Para um diagnóstico correto da situação, sugerimos que você busque por um especialista em comportamento animal. Ele certamente irá te indicar a melhor solução para você e seu felino.

  • Deedee disse:

    Meu gato faz coco no chão, nunca faz na caixa de areia só quando a gente vê e repreende. O xixi ele faz de boa só faz na caixa, acho estranho ele só fazer uma das coisas na caixa.

  • Lais disse:

    Minha gata mia o tempo todo! Ela tem o costume de pedir água na torneira do banheiro. Já fizemos uma fonte de água, já espalhamos potes de água pela casa toda, já nos negamos a abrir a torneira tentando ignora-la, mas a miação não para. Estresse? Espalhamos brinquedos, arranhadores e estimulamos brincadeiras, mas ela continua miando pra lá e pra cá…Na parte da manhã, enquanto estamos deitados é a pior hora.. durante o dia é menos… Toda hora quer que abra a torneira…Ela é castrada e não sabemos mais o que fazer… Até borrifador de água já usei para inibir os miados! Tenho vizinho no mesmo quintal e logo logo ele vai reclamar do barulho. Dicas?

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Olá, Lais.
      O comportamento do seu felino pode ser causa de vários motivos. A ansiedade e busca por atenção são dois dos principais fatores. Por isso, para ter um melhor diagnóstico sobre a situação, sugerimos que você busque por um profissional em comportamento animal. Após uma análise, ele com certeza irá indicar a melhor forma de tratamento para vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>