Quantas vezes passear com cachorro

Deixe um comentário

Seu companheiro é daqueles que se anima todo só de ver você pegando a coleira porque sabe que é a hora mais gostosa do dia? As caminhadas são fundamentais para manter a saúde física e mental do animal, mas você sabe quantas vezes por dia deve passear com o cachorro?

Acertar na quantidade de passeios é importante, pois o cão precisa dessa atividade para ter uma vida saudável. Como só queremos o melhor para eles, vamos dar todas as dicas para você fazer os melhores passeios com o seu fiel amigo.

Precisa passear com cachorro mais de um vez por dia?

A quantidade de vezes que você sai de casa para caminhar com o cão depende do objetivo desse passeio. Muitos cães só fazem suas necessidades durante os passeios, por exemplo. Nesse caso, é importante que as saídas de casa aconteçam algumas vezes durante o dia para evitar que o cão tenha problemas de saúde.

Procure conhecer os hábitos do cão e montar uma rotina que se adeque aos horário dele. O ideal seriam em média três passeios por dia. Mas, aprenda a observar seu amigo para entender qual é o melhor momento para uma caminhada.

Caso o seu companheiro não dependa dos passeios para fazer suas necessidades fisiológicas, você pode montar uma rotina de passeios mais longos, porém menos frequentes. Mas, o ideal é entender o ritmo do cão e saber qual o seu nível de energia.

Passear com cachorro filhote, por exemplo, é diferente de passear com cachorro idoso. O mesmo vale para passeios com cães de grande porte e de pequeno porte. Cada animal tem uma necessidade diferente que muda conforme a idade, porte, raça e espaço que se tem disponível em casa para a movimentação.

Cães que não estão acostumados com passeios podem começar com caminhadas curtas em dias alternados, e aos poucos você pode aumentar a frequência e o tempo.

Por que precisa passear com cachorro?

Antes mesmo de adotar um cachorro é importante que entenda as necessidades dele e que ele precisará da sua dedicação e tempo para se desenvolver com saúde. Os passeios, por exemplo, vão além de um cuidado para a diversão do animal, eles contribuem para o bem-estar do cachorro.

Os cães amam o momento do passeio, pois gostam de brincar, fazer exercícios, e muitos aproveitam para fazer suas necessidades. É imprescindível que os cães tenham meios para gastar energia e aliviar o estresse, principalmente os animais que vivem em casas pequenas ou apartamentos que não contam com muito espaço.

Você sabia que a falta de passeios ou pouca frequência pode causar problemas de saúde no seu animal? Além de ser importante para a saúde mental do cão, os passeios ajudam na prática da atividade física e esse cuidado é fundamental para evitar o ganho de peso.

Passear com cachorro ajuda na socialização dele com outras pessoas e animais. É um hábito saudável que ajudará até mesmo no comportamento dele.

Cuidados para passear com o cachorro

Os passeios com o cachorro são importantes desde a fase de filhote; mas antes de levar seu pequeno para descobrir o mundo fora de casa, é bom cuidar da imunização dele. Se o cãozinho ainda não recebeu todas as vacinas, não é recomendado que ele entre em contato com outros animais, pois pode correr o risco de pegar alguma doença.

Nunca se esqueça de usar a coleira para passeios. Ela será sua aliada para manter seu animal protegido.

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e pergunte ao Dr. Naturalis!

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>