Saiba como escolher o comedouro para gato

4 Comentários

Ao adotar um gato, diversos cuidados precisam ser tomados e a atenção a cada detalhe garante que seu pequeno se desenvolva com saúde e muita vitalidade. Um destes detalhes que merece sua atenção é a escolha do comedouro para gatos – afinal, este acessório tem papel importantíssimo na alimentação dos gatos, que está diretamente ligada à qualidade de vida do seu bichano.

É normal que fique perdido com a variedade de modelos, e não adianta ignorar as particularidades de cada opção – pois elas podem fazer muita diferença na vida do seu amigo felino. O primeiro cuidado é não comprar este acessório para gato pensando apenas na aparência e se ele vai combinar com decoração da casa. Os potes de ração para gatos devem ser funcionais, adequados ao tamanho do gato, e higiênicos para atender às suas necessidades sem prejudicar a alimentação felina.

Você sabia que existem vasilhas de alimentação que podem levar o gato a alergias alimentares e até intoxicações? Por isso, a escolha correta deste item é fundamental para garantir o bem-estar e mais saúde para o gatinho da sua vida.

Dicas para escolher o melhor comedouro para gato

Em geral, a primeira dúvida que surge é em relação ao material do comedouro. São diversas opções: plástico, vidro, inox, cerâmica e alumínio aparecem entre as mais comuns. Esta questão é uma das mais importantes a serem consideradas, pois se relaciona com a facilidade de limpeza e a tendência à proliferação de bactérias. Conheça as características de cada tipo de comedouro para gatos:

Comedouro para gatos de plástico – entre todas as opções, esta é a mais atraente quando o assunto é o valor, mas a menos indicada para o bem-estar e a saúde do seu felino. A limpeza deste material é mais complicada e nem sempre conseguimos eliminar todos os micro-organismos, sendo necessário o aquecimento em micro-ondas ou lavagem com água fervente.

A não higienização adequada estimula a proliferação de bactérias que podem causar alergias e intoxicações. No caso dosgatos filhotes, o uso do potes de plástico é ainda menos indicado, pois eles têm o costume de morder e podem ingerir pequenos fragmentos de plástico ou mesmo se machucarem.

Comedouro de cerâmica – este material é bastante indicado, principalmente para bebedouros para gatos, pois mantém a água fresca e os felinos adoram isso. Caso não tenham polimento, a limpeza deve ser cuidadosa, pois as bactérias podem se alojar nos poros da cerâmica. Para isso, precisa aquecer no micro-ondas por cerca de três minutos ou lavar bem com água fervente e detergente neutro.

No caso dos comedouros de cerâmica polida, a limpeza pode ser feita com água corrente e detergente.

Comedouro de alumínio – este tipo de material pode soltar resíduos de alumínio na ração, e a longo prazo isso pode ser prejudicial ao gato. Outro problema acontece quando o felino morde e amassa o recipiente, deixando ranhuras e amassados onde as bactérias podem se acumular.

Comedouro de inox – é uma das opções mais indicadas, pois não libera substâncias pesadas, não amassa facilmente e pode ser higienizada com facilidade, usando apenas água fervente e detergente.

Comedouro de vidro – fazem parte do time de vasilhas mais higiênicas, pois não possuem poros e, por isso, não existe acúmulo de bactérias – exigindo uma limpeza diária com água quente e detergente. Um cuidado importante para este tipo de recipiente é a colocação de uma base antiderrapante para mantê-lo sempre no mesmo lugar.

,

4 Comentários

  • PORCELANDO disse:

    BEM INTERESSANTE ESTE ARTIGO VOU VOLTAR AQUI DE NOVO

  • Tayna disse:

    Fiquei muito feliz com essa postagem!
    Foi o que melhor esclareceu minhas dúvidas sobre a higiene dos potinhos. Eu não sabia que havia a necessidade de jogar água quente toda vez que eu fosse lavar.
    Troco a água todos os dias e só fazia a limpeza com detergente :(
    Vou seguir todas as dicas.
    Muito obrigada!

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Ficamos muito felizes que tenha gostado das nossas dicas!
      É fundamental escolher o comedouro certo e higienizar da maneira correta.

      Conte com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>