Caminhar com seu cão no frio: Saiba porque é importante

Em dias frios, mal dá vontade de sair de casa, não é? Muito menos para fazer um passeio ao ar livre, mesmo que for com nossos pets. Mas enfrentar a baixa temperatura para manter seu cão ativo torna-se importante por uma série de motivos, mesmo que exija alguns cuidados. É importante caminhar com seu cão mesmo no frio.

Além de ser saudável e ajudar a evitar doenças como a obesidade, manter uma rotina de exercícios para seu amiguinho, mesmo nos dias “preguiçosos”, ajuda também a manter a harmonia na sua casa, já que um cão que não se movimenta, ou até se movimenta, porém, de forma limitada, pode tornar-se excessivamente agitado e impaciente.

Portanto, que tal repensar e manter o tópico “passeio com o cachorro” na sua agenda de inverno? Mas antes de sair com ele, veja alguns cuidados necessários:

Proteção para caminhar com seu cão no frio 

Assim como nós, os cães também precisam estar aquecidos. Por isso, antes de sair de casa, coloque uma roupa quentinha no seu amigo, principalmente se ele tiver a pelagem mais curta.

  • Fique atento: Cães não sentem tanto frio quanto nós, mas se ao sair, perceber que ele está tremendo e encolhido, volte para casa e busque saber se não há algum problema de saúde.
  • Filhotes e idosos: Nesse caso, é mais importante ainda mantê-los aquecidos durante os passeios, já que estes costumam ser cães mais frágeis. Para isso, além das roupas, dar voltinhas é fundamental para exercitá-los e mantê-los saudáveis e relaxados.
  • Horário: Para evitar o desconforto (dos dois) e possíveis resfriados ou outras doenças, escolha levar seu amigo para passear nos horários mais quentes do dia.

Entendeu por que é importante caminhar com seu cão mesmo no frio? Gostou das dicas? Assim, você e seu amigo continuam se exercitando e com a saúde em dia para curtir juntinhos esse inverno e muitas outras estações.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.