Sapos: O perigo pode estar no seu jardim.

Por serem animais lentos, os sapos acabam se tornando presas fáceis para os cães. Entretanto sapos são perigo no seu jardim, já que o contato entre a boca do seu cãozinho e a superfície de um sapo pode causar graves intoxicações! Em simples contato, o veneno não é perigoso por si só, desde que não atravesse a pele. Por outro lado, é o contato com as mucosas ou uma ferida que é responsável pelo envenenamento no cão. Porque ao morder o sapo, a pressão, pode causar a ejeção do veneno

E como você quer ver seu pet sempre saudável, para protegê-lo, é importante saber os sintomas da intoxicação e como proceder caso ele acabe mordendo um sapo por aí:

Sintomas de intoxicação por veneno de sapo

1 – Ânsia de vômito logo após a intoxicação;

2 – Salivação intensa;

3 – Incontinência urinária e fecal, ou seja, o animal faz suas necessidades de forma descontrolada.

O efeito do veneno também pode causar hemorragias generalizadas nos cães, e além disso parada cardíaca e até mesmo a morte em pouco tempo.

Caso seu cão apresente algum desses sintomas, é importante saber que é uma situação de emergência, que precisa de tratamento imediato. Por isso, se você presenciou algum contato do seu pet com um sapo, o que pode ser feito como medida de primeiros socorros é lavar bem a boca do cachorro com água para eliminar os restos do veneno, se for possível. Caso não tenha segurança, leve-o direto ao veterinário já que a intoxicação pode causar dor no animal e deixá-lo um pouco agressivo.

O mais importante em uma situação como esta é sempre manter a calma e procurar por um médico veterinário o mais rápido possível. Quando o animal intoxicado recebe atendimento imediato, as chances de sucesso no tratamento são muito maiores. 

Agora que você já sabe que sapos podem ser um perigo no seu jardim, visite nosso blog para mais dicas e cuidados.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.