Seu cachorro come fezes? Saiba o que fazer

Deixe um comentário

Não precisa entrar em pânico se ver que seu cachorro come fezes. Apesar de ser um hábito bastante estranho, existem alguns motivos que justificam a prática. Mas é importante destacarmos que essa prática é prejudicial à saúde canina e deve ser tratada. O importante para dar início ao tratamento é descobrir as causas, que podem ter origem em diferentes questões.

O que causa a coprofagia em cães?

Para o diagnóstico correto é fundamental contar com a avaliação de um veterinário. A coprofagia em cães – como é chamado esse problema – pode ser causada por uma deficiência nutricional, doença ou problemas comportamentais. Para definir o que desencadeia esse hábito, aconselhamos que você observe o animal no dia a dia e, assim, poderá identificar algumas mudanças que poderão ajudar o veterinário no diagnóstico correto.

Quando falamos em questões comportamentais que desencadeiam a coprofagia, é importante que você tenha atenção a sua postura com o cão. Muitas vezes uma bronca mais agressiva, por ele ter feito suas necessidades em locais inadequados, pode fazer com que ele coma as fezes por medo de ser repreendido novamente. Sendo assim, mesmo se vê-lo comendo fezes, não dê broncas – pois isso pode estimulá-lo a comer mais para esconder o que causou o conflito.

A coprofagia canina também pode aparecer em função de situações de estresse, como ansiedade, fome, falta de interação social, falta de atividade física, falta de passeios e até carência da sua atenção. Por isso, antes de adotar um cão é importante que você saiba que precisará dedicar um tempo a ele para que se desenvolva com saúde. Nunca faça uma adoção por impulso.

Também existem casos em que o cachorro é estimulado a comer fezes por um problema de saúde, como pancreatite crônica, deficiência na absorção de nutrientes, vermes ou uma dieta pobre que não oferece todas as vitaminas e sais minerais que o animal precisa para ter uma alimentação completa, equilibrada e rica.

Tratamento para cachorro que come fezes

O tratamento para coprofagia em cães deve ser indicado por um veterinário, pois as orientações dependem do que causou o problema. Além de observação de algumas questões comportamentais, também serão feitas algumas análises laboratoriais que irão contribuir para um diagnóstico correto.

No caso de ser um quadro desencadeado por alguma doença, deve-se iniciar o tratamento da patologia e, assim, é provável que o cão pare de comer fezes. Se o problema for causado por uma dieta pobre, é fundamental que você mude a alimentação do cachorro, introduzindo uma ração para cães desenvolvida com ingredientes de qualidade.

Naturalis é uma ração natural para cães com qualidade premium especial, o que significa que o animal receberá um alimento com bom índice de digestibilidade e terá alto aproveitamento nutricional. Além disso, a ração possui todos os nutrientes e vitaminas necessários para que o animal tenha um desenvolvimento saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>