TVT em cães: como tratar o tumor venéreo transmissível

Se você mora em alguma zona de clima úmido e com temperaturas mistas, este artigo vale muito a sua atenção. O TVT em cães é uma doença adquirida por meio do contato sexual de machos e fêmeas. Normalmente, ela afeta os animais de regiões de clima temperado.

A transmissão do TVT pode ser de três formas: arranhões, lambidas e o simples contato com algum pet infectado. Fique de olho no seu cachorro, principalmente se ele não é castrado e tem contato com outros animais.

É importante lembrar que esse tipo de tumor em cachorro não tem relação com a raça ou o gênero do animal. Mas é frequente nos cães com vida sexual ativa, que vivem nas grandes cidades.

O que é tumor venéreo transmissível?

tumor venéreo transmissível é uma doença canina que se desenvolve na área externa dos genitais. O problema acontece quando as células se multiplicam muito rápido, e podem gerar um tumor maligno ou benigno.

Para dar o diagnóstico, o veterinário faz um exame físico do cãozinho e se informa sobre o contato com outros animais.

As secreções vaginais das fêmeas podem conter células infectadas. Então realiza-se o diagnóstico através do exame de esfoliação local.

Mantenha um acompanhamento regular com o veterinário, porque esta doença pode alcançar outras regiões do corpo.

Sintomas do TVT em cães

Os sintomas variam conforme a localização do tumor, que possui duas formas de manifestação:

Genital: nos machos é normalmente localizado na base do pênis, mas com menos frequência pode alcançar outras áreas. Na fêmea, o tumor costuma aparecer na vagina e/ou vulva.

Extragenital: o TVT pode surgir na área da boca, orelha e cavidades do baço, rim, fígado, pulmão, olhos, ânus, pele, faringe e ovários.

Ao notar qualquer sintoma, vá diretamente ao veterinário. Pois somente o profissional poderá apontar se realmente há TVT e qual a melhor forma de tratá-lo.

Existe tratamento para TVT canino?

Existem diversas formas de tratamento para o TVT canino. Elas podem ser por meio de cirurgias, criocirurgia, radioterapia e quimioterapia em cães.

Quando os tumores são pequenos, a remoção cirúrgica é suficiente. Para tumores maiores, outros tratamentos devem ser feitos além da cirurgia de extração. Pois existe 60% de probabilidade de que apareçam novamente no local.

O tratamento mais eficiente e indicado por veterinários é a quimioterapia. Utiliza-se a vincristina que é um citostático. Por isso esta é uma substância que inibe a proliferação das células maléficas e estimula a morte delas.

Infelizmente, esse tratamento pode causar incômodos para os cães, como vômitos, diarreias e uma diminuição de glóbulos brancos. Mas isto ajuda no combate às infecções destruindo bactérias e fungos.

Como já visto até aqui, o TVT atinge os cães que possuem uma vida sexual ativa ou que convivem com animais sexualmente ativos. Por isso, a recomendação dos veterinários é a castração para evitar futuros problemas de saúde e comportamentais.

Como castrar cachorro pode ajudar?

castração é de extrema importância para  a manutenção da qualidade de vida do seu cachorro. Esse procedimento é útil para a prevenção de doenças venéreas, mas também por outras razões.

A castração precoce pode evitar o aparecimento de:

  • tumores de testículo,
  • cânceres de mama,
  • infecções na próstata, no útero
  • e pseudocieses, conhecida por todos como gravidez psicológica.

Ao castrar seu cãozinho, você evita o contato com outros animais na época do cio. Assim, você evita também o contato com outras doenças.

A época ideal para levar o animal para uma cirurgia de castração é entre o quarto e o sexto mês de vida. Pois a cirurgia feita nesse período evita consequências indesejáveis como o ganho de peso e o sedentarismo. Mas também é importante oferecer uma ração de qualidade para cães castrados.

Antes da cirurgia, o pet deverá passar por uma avaliação clínica completa.

Cuidados com a saúde do cachorro

Tomando as medidas necessárias, o seu companheiro terá uma recuperação rápida e eficaz após aparecimento do TVT.

Embora seja a mais lembrada, ressaltamos que existem outras doenças em pênis de cachorro, e por isso é muito importante estar em dia com as visitas e os exames veterinários. Pois isso garante que seu cãozinho esteja sempre saudável e seguro.

Uma alimentação balanceada e com ingredientes naturais também faz parte dos cuidados com a saúde canina. Então a escolha da ração para seu pet é uma atitude importante para proporcionar a melhor qualidade de vida possível para ele.

Busque sempre uma ração que ofereça benefícios reais, sem nenhuma adição de substâncias artificiais.

As rações Naturalis são livres de corantes e conservantes artificiais e contam com uma formulação 100% natural. Com diversos sabores e destinada para diferentes portes, Naturalis Cães é a escolha segura de tutores que sabem valorizar a saúde do seu animal.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.