Vantagens de castrar cachorro

2 Comentários

Quando se fala em castrar cachorro, aquele velho dilema de levar ou não o cão para a castração sempre aparece. Buscar as orientações de um veterinário é sempre bom, pois ele tirará todas as suas dúvidas e apontará os benefícios desse procedimento, que pode, inclusive, aumentar a expectativa de vida do cão. Como o nosso objetivo é cuidar muito bem da saúde do seu companheiro, adiantamos um pouco sobre os efeitos dessa cirurgia.

Castrar cachorro: vantagens para saúde

A castração de cachorro e cadela é feita por meio de uma pequena cirurgia que é bem rápida, simples e com uma recuperação super tranquila. O importante é seguir todas as orientações do veterinário durante a preparação para o procedimento e no pós-operatório.

Apesar de simples, esse procedimento agrega inúmeros benefícios para a vida do seu melhor amigo. Um dos principais é prevenção de doenças que poderia tirar a qualidade de vida do cão e, em alguns casos, algumas podem até serem fatais. Veja algumas das enfermidades que podem atingir machos e fêmeas não castrados:

  • câncer de mama – 99% das fêmeas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem essa doença;

  • câncer de ovário – com a ausência do órgão, a cadela não corre o risco de ter essa enfermidade;

  • câncer no útero e menor chance de infecção – a cachorra castrada diminui a tendência a ter esses problemas, principalmente aquelas em que se retira o útero também;

  • imunodeficiência – diminui o risco de contágio de todas as doenças sexualmente transmissíveis;

  • câncer nos testículos – sem esse órgão, o cão não desenvolverá a doença.

Castrar cachorro: mudanças de comportamento

Além de beneficiar a saúde canina, a castração também influencia no comportamento canino. As alterações na produção dos hormônios – testosterona nos machos e progesterona nas fêmeas – são responsáveis por diminuir e, em alguns casos, até eliminar os comportamentos sexuais que são incômodos para nós e para os próprios cães. Veja o que pode mudar no comportamento do seu companheiro após a castração:

Urina de cachorro pela casa – os hormônios sexuais fazem com que os animais tenham a necessidade de demarcar território e, por isso, urinam por toda a casa. E, então, é aquele trabalho para limpar tudo e tirar cheiro de urina de cachorro dos ambientes. Com a castração, esse hábito pode diminuir e até se extinguir.

Cachorro agitado – sem as oscilações hormonais, os animais passam a ser mais tranquilos, o que não significa que serão letárgicos. Terão vitalidade para todas suas atividades diárias.

Cachorro fujão – castrar cachorro ajuda a evitar as fugas de casa. Geralmente, esse hábito está ligado à necessidade de buscar fêmeas no cio e demarcar território, mas diminui bastante após a castração.

,

2 Comentários

  • Cláudio José disse:

    Além destas orientações quanto a castração do macho, qual a idade em que se pode castrar após os 6 seis de idade e se não castrar ocorre de aparecer alguma doença?

    • Naturalis - Total Alimentos disse:

      Claudio, aquela história de que cachorros castrados tem mais problemas de saúde, é um mito.
      Os animais castrados de forma correta, e com os cuidados adequados no pós-operatório, possuem uma expectativa de vida maior do que os não castrados, justamente por a castração evitar determinadas doenças caninas.

      A castração de cachorro é responsável por evitar doenças graves, como:

      câncer de mama;

      câncer de ovário;

      menor chance de infecção e câncer no útero;

      imunodeficiência;

      gravidez psicológica;

      câncer nos testículos.

      Qualquer outra dúvida, conte com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>