Veja 5 dicas para ensinar seu cão a não subir no sofá

Quem tem cãozinho em casa, principalmente filhote, sabe o quanto é difícil fazer com que ele não suba no sofá. Ao menor descuido, lá está ele, jogadão, de frente para a TV, deixando o móvel cheio de pelos! Mas com muita paciência, educá-lo de acordo com as regras da casa não é nenhuma missão impossível. Veja algumas dicas para ensinar seu cão a não subir no sofá:

1. Se você subir seu cão várias vezes no sofá enquanto ele for filhote, ao crescer, o pet irá repetir a ação. Por isso, desde que ele for pequeno, é importante evitar colocá-lo no sofá, mesmo no colo.

2. Se pegar seu cãozinho deitado no sofá, repreenda-o na hora. Para isso, o ideal é aproximar-se do local e falar com ele de forma energética. Assim, o pet entenderá que a atitude não é aprovada.

3. Cobrir o local com um lençol e borrifar perfumador de ambiente também é uma alternativa. Isso porque, normalmente, os cães não gostam do cheiro.

4. Você também pode deixar uma caminha bem aconchegante ao lado do sofá e, aos poucos, mostrar que o local é melhor. Para isso, você pode incentivar o cão a ir para a cama por meio de recompensas e carinhos.

5. Em último caso, se ver que não consegue corrigir o comportamento do seu pet, uma opção é recorrer a um treinador de animais.

Treinamento para ensinar seu cão

Gostou das dicas para ensinar seu cão a não subir no sofá? Agora é só colocá-las em prática e curtir seu cãozinho longe dos sofás! O mesmo vale para quando ele subir na sua cama. O treinamento desde filhote contribui para que seu pet se comporte bem e entenda as regras de convivência. Comandos claros, rotinas, reforço positivo, entre outras dicas facilita a vida com seu pet.

Para mais dicas, leia nosso blog.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.