Você sabe quantos litros de água o seu cãozinho deve beber por dia?

Deixe um comentário

Vamos fazer um teste? Que tal pegar um copo com água e matar sua sede? Parece besteira, mas vamos lá… Pronto? Quantos segundos você demorou para beber a água do seu copo? Bem rápido. Não mais do que 10 segundos, provavelmente.

Agora imagine que seu cão beba neste mesmo copo, o mesmo volume de água que você bebe.Quanto tempo você acha que ele demoraria?

Eles escondem o focinho na tigela e a gente não imagina o exercício que fazem para beber água

Cães utilizam uma técnica especial para ingerir a água dos recipientes. Dobrando a língua em formato de “J”, eles fazem uma espécie de concha e conseguem refrescar sua sede com alguns poucos milímetros de água. Esta forma de matar a sede é suficiente para ingerir a quantidade necessária de líquidos por dia, isso porque boa parte deste líquido fica retido no organismo do animal, que, quando filhote, chega a ter cerca de 80% do corpo formado por água, eliminando apenas a quantidade suficiente através da urina, fezes e lubrificação nasal (Cães precisam manter o nariz molhado para regular a temperatura do corpo, como você pode ler neste post).

De pertinho a gente consegue ver como eles adaptaram a língua para beber o quanto de água precisam

Agora, já que sabemos que eles bebem tão pouca água por dia, como saberemos se o pequeno ingeriu a quantidade necessária?

Para isto, podemos fazer outro teste simples. Através de um copo medidor, meça e adicione água na tigela do seu animal. Espere um dia e verifique no mesmo copo de medidas a quantidade que sobrou. Agora é só ver, através desta diferença, o quanto de água o mascote ingeriu.

Opa! Quero mais água fresquinha aqui!

Mas… Será que esta quantidade ingerida é o suficiente para ele?

Podemos saber através da seguinte medida: Um cachorro deve ingerir 30 ml de água para cada meio quilo do próprio peso. Ou seja, se um cãozinho pesa cerca de dez quilos, deverá ingerir 600 ml de água por dia.

Esta medida pode variar de acordo com as atividades diárias do animal, como passear, correr, ou, ainda, conforme a variação da temperatura ambiente.

Se estiver calor no parque e a água for limpinha, por que não transformar a sede em diversão?

De acordo com o Dr. Sávio Tadeu, veterinário responsável pelo atendimento ao consumidor da Total Alimentos, você ainda pode analisar e perceber se o animal está com quadro de Polidipsia ou Poliura. Para explicar melhor, Polidipsia é quando o animal tem muita sede e ingere até 3 vezes mais do que a quantidade de água necessária por dia; e Poliúria é quando o animal passa a urinar acima de 50 ml por dia, descontando a proporção do seu peso. Estes sintomas podem ser sinais de doenças como a diabetes e devem ser analisados por um veterinário de sua confiança.

Outro item importante é sempre manter o recipiente de água limpo, trocar a água da tigela várias vezes por dia e dar água limpa e cristalina para o pequeno, como ensinamos neste texto.

Tomou? ;)

Agora que você está por dentro de como manter o seu melhor amigo saudável, é só aproveitar o dia a dia e ser naturalmente feliz com quem te ama muito.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>